segunda-feira, 21 de março de 2011

Um dia em Teotihuacán

Alguma coisa certa nessa vida devo ter feito para merecer isso... Quando pisamos em lugares tão antigos e podemos de algum modo entender o sagrado que os habita nosso coração cresce um pouco mais. Hoje, dia 21 de março, começou oficialmente a primavera no México. Desde ontem inúmeras cerimônias estão acontecendo e hoje é um dia especial em Teotihuacán. Essa que foi uma das maiores cidades do mundo, o centro econômico e político mais influente da maior parte do tempo préhispanico dessas terras, guarda três lugares muito importantes para a história do povo mexicano. Essas terras são habitados a mais de 2 mil anos.
Há a piramide del Sol, de la Luna e de la Serpiente. As 6 horas da manhã estava com minha amiga Kay subindo a piramide del Sol para nos banhar dos primeiros raios de luz que iniciam a primavera. Foi mais ou menos assim:


Templo de La Serpiente, o mais antigo do vale e erguido a aproximadamente 200 A.C. Ele é o menor e visto daqui nessa época do ano se confunde facíl com a paisagem... Existem fortes indícios de que ele foi feito com a finalidade de culto a Água e também para o Tempo e os ciclos das estações do ano.

Infelizmente não conseguimos entrar porque faz poucos meses, que felizmente, encontraram alguns artefatos que podem dizer mais coisas importantes desse lugar.

Esta é a Calzada de los muertos. Acho que o nome já fala por si. Aqui no final dela fica a piramide de la Luna. Foi o principal caminho de toda a cidade.
Eis a piramide de la Luna vista durante a subida da piramide del Sol.
Aqui soy yo. Morrendo de frio, já que estamos praticamente no deserto e são quase 7 da manhã. E lá esta a piramide de la Luna...
E claro que não estavamos sós. A muvuca estava chegando, mas como era bem cedo estavam lá no alto alguns poucos grupos que se denominam herdeiros da cultura Mexica tocando e cantando lindamente, uns malucos new age/calendário maia abraçando e rolando nas pedras, umas senhorinhas simpáticas e nós. O fato é que chegar lá e sentir o sol me fez ter uma profunda alegria e um contentamento bem raro. Apenas levantei meus braços e reverenciei nosso querido Sol, exatamente como feito a dois mil anos naquele lugar.
Aqui a piramide del Sol vista da piramide de la Luna. Detalhe no balão a esquerda chegando...
Aqui novamente a piramide del Sol vista da piramide de la luna e parte do caminho dos mortos por entre construções menores que serviam a muitas atividades.
Tem mais em breve...

Um comentário:

untitled disse...

"E aquilo que nesse momento se revelará aos povos
Surpreenderá a todos, não por ser exótico
Mas pelo fato de poder ter sempre estado oculto
Quando terá sido o óbvio"
Sim, ah, sim, um índio descerá...