sexta-feira, 18 de março de 2011

La Ciudad de Mexico en 5.

Cena 1 - Saio do aeroporto e vou direto para a estação. No metrô dois homens entram sem camisa e pedem a atenção. Abrem uma trouxa com uma quantidade razoável de cacos de vidros e o esparramam pelo chão. Você dúvida do que pode acontecer... Sim, eles rolando e se lançam nos vidros! Fazem isso por cerca de 45 segundos e se voltam para as pessoas e pedem qualquer moeda. Sim, estou no metrô da cidade que muitos consideram como a cidade mais caótica e populoso do mundo: Ciudad de Mexico!

Cena 2 - Segundo dia, e sim, o caos reina no trânsito e não consigo ainda entender com ele pode funcionar... Mas seria muita sacanagem falar disso agora, o que importa é comer até morrer muitas tortillas, burritos e quesadillas por 10 pesos! Deus, como essa comida incrível pode custar tão pouco? Menos de 1 dolar. A gente até sabe, mas...

Cena 3 - Pensa nos camelôs do centrão com os carrinhos vendendo cds e dvds? Então, esqueça. Aqui em DF o negócio é ter uma caixa de som relativamente pequena, mas potente, dentro da mochila e sair por ai tocando o que quer que seja. O que mais me chama atenção é o fato de que mais da metade desses trabalhadores, que estão principalmente dentro do metrô, é cega. Sim, os deficientes visuais vão por ai com suas bengalas e a música no último volume gritando: Son diez pesos! Soló diez pesos!

Cena 4 - Conhecemos a tradição músical da América Latina e a do México honra isso sem dó nem piedade. Não ficamos 5 minutos sem ouvir algo. E nos transportes públicos, ounibus ou metrô, você não fica menos de 10 minutos sem ouvir alguém tocando alguma coisa. Ontem apareceu um cara com pedestal, microfone e bateria portáteis dentro do vagão. Para esse tive sim que dar uma grana.

Cena 5 - Como vocês podem ver, eu não estou me contendo com o transporte público dos caras! Peguei o camiñon (tipo lotação, onde o motorista também é o cobrador) hoje e ele estava cheio pra caramba. Mi nuevo compradre Hector corre até a porta de trás e entra. Sem entender muito bem o que esta acontecendo vou atrás. Ele então retira a moeda do bolso e pede para a pessoa mais próxima, que por favor, passe o dinheiro até o motorista! A moeda foi indo de mão em mão até o homem em poucos segundo e fiquei pensando que isso só pode ser o jetinho mexicano! Agora estou começando a ficar em casa. Esse lugar é do c...!

Nenhum comentário: