segunda-feira, 7 de março de 2011

Além do ressentimento

As pessoas prejudicam as outras apenas quando estão infelizes. Ninguém acorda de manhã e diz: “Sinto-me tão bem hoje! Acho que vou sair e prejudicar alguém!”.

Quando nos permitimos conhecer a profundidade da dor e confusão sentidas por aqueles que nos prejudicaram, a compaixão — o desejo de que eles se libertem de tal sofrimento — pode surgir facilmente.

Pensar assim não é lavagem cerebral ou negação do dano cometido; justamente, nos conscientizamos dele, mas vamos além do ressentimento acumulado, porque sabemos que o rancor não ajuda nem a nós nem os outros.

Thubten Chodron (EUA, 1950~)
“Working with anger”

2 comentários:

untitled disse...

Ele tinha um resentimento antigo, quase tão velho quanto a sua própria idade. Ou quem sabe até, anterior à sua própria existência. Os anos se passavam, a vida passava, só não passava o resentimento que, insistente, insistia. Em novas pessoas, em novos lugares, em novos momentos, o ressentimento ressentia. E tudo que prometia ser novo, no velho caia. Nele e no seu ressentimento, que era tão ancestral quanto a mágoa que ele sentia.

Tudo vale a pena, se a gente consegue transformar num poema ;) Valeu!

Anônimo disse...

INTEGRAÇÃO - habilidade de "metabolizar" o passado e transforma-lo em parte importante do presente, capaz de iluminar as partes ocultas de si mesmo e dos outros.