sábado, 20 de junho de 2009

Vida e morte da festa do povo


por Luiz Vieira Lima Filho

São comemoradas, todos os meses de junho, as festas juninas. Antigamente, na roça ou na cidade, esse mês era bastante comemorado. Rojões, enormes rojões eram soltados e logo se via na noite estrelada, faíscas que logo iriam transformar-se em grande explosão. Os fogos de artifício, multicoloridos, enfeitavam maravilhosamente, parecendo fenômeno dos céus. Lembram-se, com saudades, dos chamados "mosquitinhos" e "busca-pés", que quando soltos pareciam ganhar vida e corriam atrás das pessoas ou elevavam-se ao céu, assim como um foguete espacial. Os "traques", brinquedo junino preferido pela criançada de antigamente, quando riscados no chão, estouravam como se fosses pipocas dentro da panela. Hoje, infelizmente, já não existe tamanha animação, pois a precaução e o progresso assim ditaram. Já não se vê mais as gigantescas fogueiras produzindo chamas como vulcão. A turma toda se reunia ao seu redor, abrigando-se da noite fria. O quentão saboroso, a batata doce assada, o churrasco, a pipoca, o pinhão, o amendoim, a queijada, a cocada e o milho assado, eram elementos que não poderiam faltar em uma boa festa junina. Que saudades sentimos dos enormes balões ricamente coloridos, que se elevavam graciosamente no espaço, parecendo levar mensagem de carinho, paz e amor! Com grande custo eram construídos, mas a seguir viria a recompensa. Que olhos não paravam e olhavam fixamente a tamanho deslumbramento? A meninada corria alegremente em grandes grupos atrás do esplendoroso balão, com a gana de pegá-lo, mas tal esforço era sem êxito, pois chegava a transpor de uma cidade para outra, parecendo um planeta solitário em meio de tamanha escuridão, navegando levemente na imensidão do céu.

Hoje, já não há tantas quadrilhas como dantes, e que quadrilhas! Era a festa sadia, a festa pura, a festa do povo.

Hoje, quase nada de toda essa maravilha existe, as festas juninas já não têm o mesmo espírito de outrora. Aqui em nossa cidade, pelo menos é uma prova de que as festas juninas estão pouco a pouco sucumbindo, se já não sucumbiram por inteiro, pois nem fogueiras como víamos, poucas, mas que nos faziam sentir com o espírito junino e era um consolo: toda a graça ainda não teria se findado. Este ano, nem essa ilusão teremos, pois o DOPS santista baixou decreto proibindo fogueiras nas ruas etc. Como já frisamos, o progresso e a precaução contra abusos determinam, praticamente, o fim das verdadeiras festas juninas, e hoje conhecemos tal festa apenas por nome ou somente em quermesses é que temos nossas festas juninas, a única coisa que restou e que nos dá ainda o prazer de saborear.

Veremos, pois, até quando perdurarão essas quermesses que nos dão um pouco de ilusão e satisfação.

*

Sim, festa junina na cidade, acabou-se o gosto. Agora, festa junina é na roça. A festa típica, sem abusos, sem perigos e nem tantas leis a proibi-las. Foi justamente com a inspiração elevada a tal lugar que apresentamos a seguir, em homenagem àquela gente, e para aqueles que apreciam tal festa...

São João na roça

Olha lá o balão
é a primeira recepção
pra saudar o São João

Vamos todos pra perto do fogueirão com toda animação, pois hoje é dia de festa; é dia de São João. Balão, balão, vá subindo para o céu infindo, leve a mensagem de alegria deste grande dia. Vem, cabocla bonita, pulemos juntos a fogueira, não precisa ter medo, oncê não vai se queimar, não; vou lhe contar um segredo: é meu amigo o São João.

Veja, a pipoca e o pinhão; amendoim e quentão, corra, peguemos nosso quinhão! A cocada tá quentinha e a paçoca gostosinha, vamos, coma, menininha!

Veja! Com grande emoção, soltemos o rojão. Tampe bem o ouvido, pois será grande o estampido! Pum! Lá se foi o rojão com tamanho barulhão, saudando São João. Óia lá! o casamento na roça vai ter início, mas antes ouça o padre em sua choça, comovente a fazer comício, e eis que surgem os noivos na carroça. O noivo Mané Pinguinha desembarca vestindo sua calça com remendo novo, fazendo pose e garbo; mas eis que desacerto, na calça jogam-lhe um ovo. Mané Pinguinha não se zanga com qualquer coisinha; levanta o braço pra pegar sua noivinha, Nhã Zefinha. Mas ao descer, eu nem quero ver que terrível acidente está pra acontecer. Nhã Zefinha o cheiro não agüentou, na tábua tropeçou e no chão se apatolou. Já refeitos do acidente, ele e ela sorridentes, alegres sobem ao altar. O padre, sorrindo, diz que eles só viverão para se amar, e nem uma garra de pinga nunca há-de os separar. Pro casamento festejar, uma quadrilha a turma vai dar. Corramos, minha gente, a quadrilha vai começar. Entremos, pessoal, vamos todos dançar e cantar. Corra, minha caboclinha, peguemos nosso lugar! Lá está o chefe contente, a pular e bradar: "Um, dois, três; minha gente, vamos todos trocar de par e logo, logo, debandar. Mas como tudo termina, a quadrilha teve fim. O dia de São João se acabou e a saudade ficou.

Vamos todos se acomodar pra de manhãzinha trabalhar, e outro São João, ansiosos esperar.

(Lima Filho, Luiz Vieira. "Vida e morte da festa do povo". A Tribuna. Santos, 21 de junho de 1967)

*encontrado no Jangada Brasil

Nenhum comentário: