terça-feira, 16 de junho de 2009

CICLO DE VÍDEO-DEBATES: EDUCAÇÃO E ANARQUISMO

Biblioteca Terra Livre e Espaço Ay Carmela! convidam:

CICLO DE VÍDEO-DEBATES: EDUCAÇÃO E ANARQUISMO

17/06 – QUARTA – 19h

A LÍNGUA DAS MARIPOSAS (Espanha, 1999, DVD, color, 96 min). Direção: José Luís Cuerda

O mundo de Mocho vivia em paz até o início da Guerra Civil Espanhola. É seu primeiro ano na escola, ele gosta do professor e encontra um novo amigo, Roque. Em uma viagem com a banda de seu irmão, Mocho descobre o que acontece em seu país. Rebeldes fascistas abrem fogo contra o regime republicano e o povo se divide. O pai e o professor do menino são republicanos, mas os rebeldes ganham força, virando a vida do garoto de pernas para o ar.

***
24/06 – QUARTA – 19h

FRANCISCO FERRER I GUARDIA: uma vida para a liberdade (Espanha, 2003, DVD, p&b
e color, 51 min). Direção: Agustí Corominas i Casals. Produção: TV3 català

Documentário sobre a vida e obra de Francisco Ferre i Guardia, mestre anarquista fundador da Escola Moderna e teórico das escolas racionalistas. Há entrevistas com ex-alunos e muitas informações sobre a construção de uma nova concepção de educação na Espanha no início do século XX.

ESCOLAS MODERNAS: educação anarquista na São Paulo no início do século XX (São Paulo, 1995, S-VHS, p&b e color, 20 min). Produção: Coletivo Cinestesia
- http://www.geocities.com/cinestesia/

Documentário sobre os projetos educacionais dos operários anarquistas da cidade de São Paulo no início do século XX, como alternativa à educação oferecida pelo Estado, pelas classes dominantes e pela Igreja.

***

ESPAÇO AY CARMELA!
Rua dos Carmelitas, 140 – Sé – São Paulo
telefone: 55 11 3104 4330
e-mail: ay-carmela@riseup.net
site: http://ay-carmela.birosca.org

***
Como Chegar?

A pé/bicicleta/ônibus/metrô:
Partindo da Praça da Sé dirija-se à saída do Metrô Sé próxima aoPoupatempo, nas proximidades do Corpo de Bombeiros; Siga pela Rua do Carmo; entre na primeira rua à esquerda – Rua Joaquim S. de Andrade; No final dobre à direita, aí já é a Rua dos Carmelitas.

De carro/moto/bicicleta:
Na Praça da Sé desça a Avenida Rangel Pestana; No farol antes do viaduto entre à direita e logo à direita de novo numa ruazinha bem curta; No final dobre à esquerda e na bifurcação à direita; Já é a Rua dos Carmelitas.

Nenhum comentário: