sexta-feira, 12 de setembro de 2008

A diferença entre valor e preço.

Compartilhar música não é crime! Apesar de muita gente não entender a proposta principal dos sites e blogs de compartilhamento de mp3 e afins, o mundo continua a girar e essa realidade veio para ficar, mesmo que alguns ainda façam cara feia. Crime, segundo o código penal e a lei de direitos autorais, é comercializar obra alhei sem repassar parte disso para aqueles que detêm o direito de reprodução pública. Para entender melhor: compartilhar é diferente de comercializar. Baixar a música que você tanto gosto, ou que não encontra mais nas lojas facilmente por aí, não é pirataria, roubo, imoralidade ou qualquer coisa parecida. Os blogs de compartilhamento de música no mundo virtual são uma forma nova de uma prática antiga. São como amigos que emprestam o material adquirido uns para outros, a diferença aqui é que as pessoas, na sua grande maioria não se conhecem, mas possuem o prazer pela música em comum. Sacanagem por exemplo, é o fulano comercializar a produção de uma banda independente, que tá na correria com seu trabalho, que inclusive na maioria das vezes apoiam totalmente tais iniciativas, e não falar para os verdadeiros artistas que tá vendendo o material deles. E acreditem, isso acontece! Mas desde que a coisa seja feita, como disse antes, como se fosse entre amigos e amantes da boa música, porque não? Muita coisa legal que escutei nos últimos anos vieram parar nas minhas mãos e ouvidos exatamente assim. Gente que disponibiliza o que tem sem ganhar nada material em troca ou bandas que encontraram na internet um bom jeito de divulgar o próprio trabalho. Muita gente já entendeu que músico ganha dinheiro mesmo é com show, não com cd. Cd por 30, 40 ou 50 reais? Vai sonhando que isso fica com os músicos... Claro que a produção disso leva tempo e dinheiro, mas sejamos francos, como justificar um valor desse? Uma outra proposta é que as pessoas podem conhecer o material antes de comprar, e isso acaba criando outra relação entre artistas e público, muda o foco dos dois lados da moeda. Afinal, quem aprecia e respeita o trabalho artístico vai valorizar e acabar comprando o original. Qual forma melhor de incentivar que essa? Só indo no show mesmo! E ter a arte do encarte nas mãos é um outro prazer.
Escutar o que você gosta grátis? Não têm preço!
Aqui vão blogs que estão repletos de preciosidades para todos os apetites nacionais e internacionais. Com o tempo vou divulgando outros links. Divirta-se! Compartilhe! Divulgue!

Eu Ovo
http://euovo.blogspot.com/

All Tribes
http://alltribes.blogspot.com/

Batuque brasileiro
http://batuquebrasileiro.blogspot.com/

Feijão tropeiro
http://feijaotropeiro.blogspot.com/

ps- minha sugestão só para fechar a questão. Passei muito tempo tentando encontrar algumas coisas de um dos melhores músicos do mundo, que foi o gênio Fela Kuti. E graças ao divino espírito santo protetor da boa música, encontrei não apenas o que estava buscando num dos blogs aí de cima, mas outras tantas que nem sabia que existiam!
Não conhece ainda? Tudo bem, as coisas podem se arrumar. Escute esse homem e seja muito mais feliz!
http://euovo.blogspot.com/2007/08/aquele-que-carrega-morte-no-bolso.html

Nenhum comentário: