quinta-feira, 29 de maio de 2008

Luta antimanicomial em luto!

Por meio deste informamos a sentida morte de Austregésilo Carrano Bueno, na tarde de terça-feira (27/05), aos 51 anos, no Hospital das Clínicas, na Zona Oeste de São Paulo.
O enterro será em Curitiba, mas em São Paulo será prestada uma homenagem neste sábado (31/05), às 16hs, na Praça Benedito Calixto - em Pinheiros, entre as ruas Cardeal Arcoverde e Teodoro Sampaio.
Conheci Carrano assim que comecei a participar do Fórum Paulista da Luta Antimanicomial. Coincidia com o lançamento do filme Bicho de Sete Cabeças e era no mesmo ano que a Organização Mundial de Saúde decretava o ano de 2001 como o ano da saúde mental em todo mundo.
Carrano era do tipo espalhafatoso, muito sincero, articulado e irreverente, meio "xavequeiro", que falava alto e gesticulava como um Doido - sim, com D maiúsculo.
Seu livro Canto dos Malditos foi inspirador e uma verdadeira ferramenta de luta. Tive o prazer de participar de muitos debates ao seu lado e ver como se entusiasmava e defendia suas colocações com paixão. Para alguns, ele as vezes se excedia. Talvez, não sei.
O que eu mais gostava nele era sua sinceridade. Nunca deixou de dar nome aos bois. Enquanto Deus e o mundo defendia a política da boa vizinhança, as vezes até tentando "uns panos quentes", outros até uma certa politicagem, lá vinha o Carrano para detonar tudo e todos. É tanto verdade, que isso lhe rendeu vários processos, a começar pelo seu livro, onde não mudou uma linha, não inventou um nome que seja, nenhuma alteração para escapar de seus carrascos e arcou amargamente com as conseguências.
Era uma pessoa comprometida e só isso já vale todo respeito.
Agradeço pelo privilégio de ter lhe conhecido.

Boa sorte meu caro!


A reunião do Fórum Paulista da Luta Antimanicomial acontece mensalmente no Centro Cultural Popular da Consolação - Rua da Consolação, 1901.
http://antimaniconial.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Não é que eu acho o seu blog fazendo uma pesquisa no google? Será que agora eu vou saber so seu paradeiro?
Beijo grande! Marilia