sexta-feira, 29 de maio de 2009

mais sobre posicionamentos

Recebi essa mensagem a dois dias e gostaria de compartilha-la com vocês. As vezes algumas pessoas tem se demonstrado um tanto relutantes com as propostas (?) para mudar alguma coisa a nossa volta (existem coisas que precisam de mudanças, não?), e em certos casos pior ainda, vão sendo tomadas por um certo "neo-niilismo-pós-moderno-derrotista" que não escapa nada nem ninguém e dizem que estamos caminhando para o fundo do poço. A mensagem abaixo vai na contra-mão desse tipo de postura. Apesar dos riscos e temores, algumas pessoas já se posicionaram com a radicalidade necessária e caminham com toda dignidade possível. Para mim é um dos melhores recortes que me deparei recentemente daquilo que significa ser uma pessoa interessada em outras pessoas, alguém sem receio de dizer de onde fala, particularmente no norte do continente americano, principalmente da esquerda da esquerda. Venha de onde vier, aquele que luta sempre será fundamental para melhorar o mundo. Você também pode não concordar com tudo que será dito aqui, tudo bem, não procuramos a unanimidade, mas não pode negar o direito disso existir no coração de alguém e da razão que lhe pertence; mas acho que esse não é o caso de boa parte das pessoas que aparecem por aqui. Porém amigos, não se iludam, muitos por aí acham que vozes assim devem ser silenciadas. Agora vamos ao que considero uma verdadeira lufada de ânimo para uma vida melhor e também para engrossar as fileiras d@s guerreir@s dos tempos atuais.
Abraços

--------------------------

Surpreendeu-me, muito, quando outro dia no Wikileaks, um sítio da internet que anonimamente publica documentos do governo, vi meu nome mencionado na “Avaliação de Ameaça Terrorista” de Virginia. Sob o título Extremistas Anarquistas”, estou identificado como um anarquista extremista! Nós, “extremistas anarquistas”, estamos no topo da lista na ameaça de terrorismo doméstico na cidade de Virginia, bem acima dos grupos de supremacia branca que têm, até mesmo, assassinado pessoas. Fábricas poluidoras, companhias de fabricação de armas, patrões negligentes, usinas nucleares, sindicato dos guardas da prisão – nenhum deles faz parte da lista, embora eles sejam responsáveis pelas inúmeras mortes infinitamente maiores do que o/as humildes anarquistas do estado, que se contentam em escrever, protestar, organizar centros sociais, distribuir comida grátis, e, talvez, ocasionalmente sabotar a propriedade do governo e das corporações.

A informação citada na seção sobre os anarquistas revela que, por um lado, os peritos em segurança na Virginia estão coletando informações sobre pessoas como eu em mais de uma dúzia de municípios pelo estado, e de outros. Estes peritos em segurança estão indo atrás, erroneamente, de idiotas que não têm a mínima noção sobre teoria e prática anarquista e não conseguem distinguir entre as reais organizações anarquistas que estão ativas há anos e irônicos nomes falsos assinados em panfletos e comunicados humorísticos.

Não tenho dúvida de que meu nome é o único citado na seção “anarquista” da “Avaliação de Ameaça Terrorista” porque sou o único anarquista da Virginia cujo nome aparece em uma “busca” no Google, já que eu escrevi um livro e mais alguns outros, e meu nome tem sido referência na mídia em relação a um punhado de julgamentos.

Eu também não tenho dúvidas sobre quais táticas o FBI e a polícia consideram justas para usar contra as pessoas que eles estão avaliando como terroristas. Uma das poucas coisas que talvez possa limitar seu poder regularmente exercido de vigiar, acossar, incriminar, prender, torturar e até mesmo matar, é a medida na qual bons cidadãos acompanham estes acontecimentos ou ignoram. É claro, eles têm que ser um pouco mais gentis com pessoas como eu – branco e de classe média – embora os últimos anos tenham mostrado que eles estão conseguindo amedrontar a sociedade americana o suficiente para prender impunemente, também, tais pessoas similarmente privilegiadas, dando sentenças de mais de 22 anos, por incendiar um laboratório de pesquisa genética em uma ação política que não feriu ninguém. Incendiar um laboratório é ilegal, mas o fato é que o governo não deixou nenhum meio legal para deter uma indústria na qual nenhum mandato público existe e na qual irrevogavelmente muda toda a nossa vida e o futuro de nosso planeta – a engenharia genética. Nunca fomos consultados sobre isso, nem sobre quaisquer outros desenvolvimentos políticos e econômicos que estão mudando – malditos! Vamos ser honestos, destruindo – nossas vidas! Certamente, nós não sugerimos pelo afunilamento de uma grande porção da riqueza de nossa sociedade aos bancos para socorrê-los de uma crise que eles criaram às nossas custas, e o governo não nos dá nenhum meio legal para punir os bancos ou tomar de volta um pouco daquela riqueza. Algumas pessoas têm um respeito servil pela lei acima de todos os valores éticos, o/as anarquistas não!

Este é o porquê do/as anarquistas serem atualmente o maior foco na Guerra Contra o Terror do governo. E devido ao fato de respeitarmos as necessidades humanas e o meio-ambiente, ao invés de respeitar a lei, ficou fácil de nos perseguir como sendo terroristas, já que o governo federal mudou a definição de terrorismo para atividade ilegal na intenção de pressionar ou mudar a política de governo.

Francamente, houve um mandato popular, orquestrado pela mídia corporativa, para uma guerra contra o terrorismo, porque após o 11 de Setembro a maioria dos estadunidenses estavam bobos o suficiente para acreditar em seu governo, esquecendo por um trágico momento quantas vezes eles atacaram antes. O governo, é óbvio, não perdeu tempo com sentimentalismo; no mesmo dia em que as Torres Gêmeas foram derrubadas, George W. Bush já estava chamando isto “uma oportunidade” em um encontro do Conselho de Segurança Nacional. Internacionalmente, eles imediatamente começaram a se mobilizar para uma guerra contra o Iraque, uma guerra na qual eles não pediram permissão a nós para empreender, embora muitos de nós consentissem com a guerra, entendo-a como parte da Guerra Contra o Terror. Domesticamente, o governo imediatamente tramou a Guerra Contra o Terror como, primeiramente, uma campanha contra o/as muçulmanos, indígenas, ativistas ambientais, ativistas de direitos animais e anarquistas.

Em 2003, a maior investigação contra o “Terrorismo Doméstico” do FBI, utilizando cinco vezes mais escutas do que o segundo maior caso, teve como alvo uma campanha pelos direitos dos animais que jamais foi acusada de matar alguém. Esta campanha, “Pare a Crueldade Animal em Huntingdon” (SHAC), se voltou contra a maior empresa de vivisseção no Reino Unido (que também faz um monte de negócios nos Estados Unidos), a Huntingdon Life Science (HLS), que tortura e mata milhares de animais todos os anos visando causas nobres tais como a indústria do cosmético.

Se, anonimamente, pessoas realizam um protesto ou uma ação de sabotagem contra a HLS ou alguma empresa que é cliente deles, a campanha SHAC reporta a notícia em seu sítio de internet. O governo estadunidense especificamente aprovou uma lei, a Animal Enterprise Terrorism, Act, permitindo encarcerar estes ativistas por administrar um sítio da internet e coordenar uma campanha de protesto. Assume-se que se as pessoas enviadas para a prisão tivessem fazendo qualquer coisa previamente considerada ilegal, com toda a vigilância do FBI sobre ele/as, ele/as seriam pego/as e processado/as por isso. Em vez disso, o governo mudou as leis e assim o/as envia para a prisão como sendo terroristas – porque ele/as foram eficientes.

Em uma política definitiva na qual o presidente Barack Obama tem rejeitado se afastar, George W. Bush declarou: “Ou você está conosco, ou você está com os terroristas”. Nós, que não nos identificamos como terroristas, mas sim como pessoas que acreditam na liberdade para todo/as, pessoas dispostas a destruir uma propriedade inanimada para salvar uma floresta, pessoas que se defendem contra a violência policial, temos que concordar: ou você está com o governo, ou você é um terrorista. E se você não nos apóia em nosso terrorismo, que quer dizer respeito pela vida e desprezo pela lei, então, você está apoiando o governo quando eles vêm para nos levar.

Penso que todo mundo que luta por mudanças reconhece que não há maneiras legais para o/as trabalhadore/as se protegerem da crise, para as pessoas recuperarem o controle sobre suas comunidades e terem uma voz nas decisões que afetam suas vidas, para o/as prisioneiro/as se protegerem da tortura, para as nações indígenas terem somente seus tratados respeitados, para as comunidades pobres acabarem com a poluição de seu ar e de sua água. Não estou pedindo para todo mundo concordar sobre quais táticas são apropriadas e necessárias perante esta incerteza, nem exigindo que o/as leitore/as aceitem a proposta anarquista de que o governo e o capitalismo devem ser destruídos para solucionar estes problemas. Estou somente salientando que estamos dedicando nossas vidas para a solução desses problemas, e por isto temos sido rotulados como terroristas, e por isto estamos sendo jogados misteriosamente para as prisões, um a um. Esta Guerra Contra o Terrorismo requer o apoio de todo/as aquele/as que ainda não foram “avaliado/as” como terroristas. Primeiro eles vêm ao mais radical.

Finalmente, virão a você. É hora para todo mundo pendurar uma faixa em sua janela: “Me Oponho à Guerra Contra o Terror. Pergunte-me Por que!”

O futuro – mesmo se meus amigo/as e eu terminarmos na prisão, ou se este país se tornar mais e mais totalitário, ou se o meio ambiente for totalmente destruído - estar com milhões de pessoas “em cima do muro”, céticas ao governo, mas hesitantes para quebrar as regras do jogo que estão tão claramente empilhadas contra elas.

Link com a citação de Extremistas Anarquistas” que pesa sob Peter Gelderloos:

http://wikileaks.org/wiki/2009_Virginia_Terrorism_Threat_Assessment%2C_Mar_2009

Peter Gelderloos é o autor, entre outros livros, de “Como a Não Violência Protege o Estado”, fez parte do Copwatch, Anarchist Black Cross e Food Not Bombs. Ele foi recentemente absolvido de todas as acusações que pesavam sob ele em Barcelona (Espanha), quando estava envolvido com o movimento Okupa, após ser incriminado por “desordem pública com explosivos”, e de ser chamado de terrorista pela polícia espanhola, e ameaçado de pegar mais de seis anos de prisão. Mas foi reconhecido que, na verdade, não havia nenhum explosivo em sua posse, somente uns fogos de artifício durante um protesto, onde testemunhas nem mesmo o viu tocar, as acusações foram pouco a pouco sendo derrubadas dando lugar a acusações de contravenção antes de serem descartadas de uma vez por todas. Peter também credita esta vitória ao apoio internacional que recebeu.

Tradução > Marcelo Yokoi

agência de notícias anarquistas-ana

o fogo partiu saciado
a floresta de luto
soluça

Eugénia Tabosa


Nenhum comentário: