sábado, 14 de fevereiro de 2009

Wendo


AUTODEFESA FEMINISTA::

OFICINA EXTRAORDINÁRIA NO CARNAVAL::

ATENÇÃO, ATENÇÃO

É isso mesmo! Já começaremos o ano com uma oficina de iniciação.

Fomos convidadas para fazer uma oficina de Wendo no evento AttackGirls 5 no espaço ¡Ay Carmela! (http://ay-carmela/. birosca.org/).

Quando: dia 23 de fevereiro, segunda-feira de carnaval das 13hs às 16hs

Faça a sua inscrição antecipada! Assim você nos ajuda a organizar a infraestrutura adequada para o número de participantes e garante a sua vaga, pois o espaço é limitado.
contato para inscrição: wendo_sp@yahoo. com.br ou pelo telefone: (11) 9107-6560.

OFICINAS DE INICIAÇÃO

A oficina é voltada para as mulheres que nunca tiveram contato com o wendo. Nesse momento você conhecerá os princípios do wendo,conversaremos um pouco sobre as causas da violência de gênero, sobreformas de reconhecimento e prevenção e também aprenderá algumas coisaspara se defender nessas situações de agressão. As atividades regulares do Coletivo Wendo-SP acontecem na sede daUnião de Mulheres de São Paulo, organização feminista com a qual temosuma parceria que caminha para quatro anos. Quando convidadas, organizamos atividades com outros coletivos, na sede de outrosmovimentos, em outras cidades, sempre estimulando a solidariedadefeminista!

::TREINOS::

Os treinos são direcionado as meninas e mulheres que já tenham feitopelo menos uma vez a oficina de iniciação. São atividades mais curtase regulares permitindo desenvolver as práticas já conhecidas econhecer novas.Esses encontros são sempre aos domingos. Solicite a programação de 2009.

É cobrado?

Sugerimos as participantes uma contribuição voluntária de R$ 2,00 para a ajuda na manutenção do espaço (água, luz, limpeza, etc).

* indicamos que usem roupas confortáveis e leves e que tragam umabandana (do tipo atadura de algodão que você encontra em farmácia)para utilização nos exercícios.*Os treinos e oficinas de Wendo são abertos apenas para meninas e mulheres, independente da orientação sexual, raça, etnia, idade,situação econômica e ideologia.
____________ _________ _________ _________ ____
Wendo é uma prática de auto-defesa que surgiu no Canadá entre asdécadas de 60 e 70, por meio de mulheres de uma família que praticavamvários tipos de artes marciais. Ao ficarem sabendo que sua vizinhahavia sido espancada e estuprada dentro de sua casa, vindo a morrerpor conseqüência das agressões, elas decidiram organizar um programaque reunisse técnicas fáceis para que as mulheres pudessem usar deforma efetiva e sem necessidade de força ou condicionamento físico.Assim como o movimento feminista, o Wendo foi se transformando aolongo do tempo e mantém-se em contínua construção. Não se tratasomente de um conjunto de técnicas para que as mulheres possam sedefender de uma possível agressão. O Wendo é uma prática que permiteque as mulheres reflitam sobre a violência de gênero e, assim,aprendam a se prevenir e a se defender. É um espaço de fortalecimentoe empoderamento das mulheres.O Wendo é uma prática que se tornou referência para o movimentofeminista do Canadá e da Europa e vem sendo amplamente difundida emoutras partes do mundo. Na América Latina já existem grupos dereferência na Argentina e no Brasil, promovendo oficinas e discussõessobre a questão da violência contra a mulher.
___________ _________ _________ _________ ___
O Coletivo Wendo-SP é um grupo autônomo, sem fins lucrativos e que nãorecebe subsídios financeiros de instituições públicas e/ou privadaspara suas atividades. Todos os gastos são custeados pelo coletivo, coma venda de camisetas do grupo* e a contribuição voluntária dasparticipantes.

* Informações sobre custo, tamanho e cores podem ser obtidas por e-mail ou telefone.

Nenhum comentário: