quarta-feira, 7 de abril de 2010

Um coração louco e uma redenção.

Ironia do mundo ou não, logo depois de escrever o penúltimo texto do Paladar, falando da necessidade de aceitarmos nossos fracassos assisti o filme Coração Louco, de Scott Cooper. A história é sobre um homem que foi extremamente criativo e importante para a música country, mas que a muito tempo não consegue compôr algo que considere bom e tão pouco estabelecer alguma relação que não seja de uma única noite, essas geralmente com antigas fãs que vai arrebatando nas bibocas que precisa tocar para ganhar alguns dólares. Confesso que o assunto não revelava maiores interesses em um primeiro momento, lembrando os apelos de hollywood (algumas indicações ao oscar), aparentava ser somente mais um roud movie clichê da música sulista estadunidense. Não vou me ater aqui contando a narrativa do filme, mas gostaria de pontuar algumas poucas coisas. O filme é legal e a música idem!O protagonista, Bad Blake (Jeff Bridges) é um tiozão bebum e um tanto rabugento, extremamente amargurado e ressentido com sua atual situação, fazendo a linha “essa vida é uma merda!”. Para ele até que é. E a coisa começa a mudar quando ele conhece uma jornalista de um pequeno jornal de uma cidade do interior. No início é só uma sedução, talvez mais uma fã... Então, a coisa começa a mudar. Na verdade o que é legal é o encontro. Essa mulher, Jean (Maggie Gyllenhaal), tem um pequeno filho e isso também é bastante relevante na maneira que o coração desse homem vai amolecendo. Não importa o gênero, mas as formas de aproximação que vão se dando. Como os olhos vão observando relutantes e desconfiados para o que aparece é uma constante no filme. Há uma cena muito bonita em que ele está na cama dela, logo depois de sofrer um acidente, dedilhando o violão e sussurrando algumas frases sobre o amor. Ele pergunta se ela conhece a canção. Jean diz que provavelmente já tenha ouvido aquilo antes e ele responde que essa é uma sensação comum com a boas canções, você acha que já a escutou em outro lugar. A mulher para, olha e pergunta quando ele tinha feita aquela musica. Bad diz que foi naquele exato momento. Ela então começa a chorar dizendo que aquilo tudo era muito injusto. Como ele podia fazer uma coisa tão linda e nem se dar conta daquilo? Como ela iria lidar com o fato dele ir embora e permanecer tão distante? Bom, o que há de lindo é que a partir daí o estrago já está feito. Eles vão se envolvendo e acontecem alguns episódios que poderiam fazer de tudo para a trsiteza tomar conta de vez desse homem. Agora vocês terão que ver o filme porque não vou contar mais nada. A beleza da história está no fato de um coração cansado querer mudar. Nesse ponto lembrei do livro Medo da Vida de Alexander Lowen, um dos mais importantes discípulos de Wilhelm Reich. Para Lowen, o destino de uma pessoa faz parte de sua personalidade. Não se transforma a história de alguém sem conhecer seu modo de existir e sua maneira de estar no mundo. A memória está também no corpo e para se mudar o destino é necessário saber que a unidade funcional mente-corpo opera tentando um esforço de manutenção dessa história de vida. Não é sempre que reproduzimos os mesmos comportamentos porque queremos. Aprendemos de um modo e passamos a ser dessa maneira porque é estrutural. O que quero dizer é que nem sempre podemos pensar que todas as ações são gratuitas e conscientes, mesmo quando se repetem. Coração Louco mostra exatamente esse lugar. Bad Blake a muito tempo não pode fazer de outro modo porque ele não compreende como poderia ser. Quer dizer que não pensa sobre sua condição atual? Claro que sim! Porém para mudar nosso destino temos que viver a diferenciação entre conhecimento e compreensão. Conhecimento está nos livros, na bula, no manual, e podemos pensar sobre, isso é importante. Agora compreensão tá na experiência, na vivência, na ação, naquilo que herdamos enquanto prática, e além de pensarmos temos que encarnar sua condição. Claro que a coisa não é tão simples, e como disse, não é bem um querer fazer e sair fazendo. Bons encontros entretanto podem ser grandes potencializadores disso. Encontrar amigos para um jantar é fundamental. Terapia pode ser um lugar de muita potência. Dançar outro. Artes marciais idem. Um templo talvez. A mesa do bar também serve. Uma aula/conferência bem elaborada nem se fale. No caso do nosso maluco do filme foi uma mulher e seu filho. São muitas possibilidades, mas todas implicam numa certo disponibilidade para enfrentar aquilo que não queremos que se mantenha em nosso destino. Mas temos que ter cuidado nesse modo de entender o 'enfrentamento', porque não estou falando de brigar com isso, e essa é a tendência. Não é se debater para arrancar o que faz sofrer, como um animal em desespero preso na armadilha. É possível mudar, mas devemos começar pela auto-aceitação. A vida não é estática e nem sempre se precisa fazer algo para mudar. Conhecer em alguns casos nada mais é do que ficar pensando sobre o que fazer, manter o equívoco da execução, da repetição, da máquina, da técnica, enquanto compreender é deixar de estar ou viver essa necessidade de fazer. É o não-fazer! Novamente o fracasso, ou sua aceitação, porque não podemos lutar contra a sensação de que fracassamos. Só podemos parar e nos deter por um instante, e olhar, para o nosso comportamento auto-destrutivo. O filme é legal por nos oferecer um pouco dessa perspectiva. Claro que existem atos em todo momento, mas é o reconhecimento do destino que muda tudo, sua força está na superação da previsibilidade como característica desse destino. Passará a ser diferente o destino que compreende e não apenas aquele que sabe e que faz.

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