terça-feira, 31 de março de 2009

Vai chegando a hora!


[Grã-Bretanha] Relato do Bloco de Militantes de Trabalhadores na manifestação pré-G20 em Londres

[Cerca de 50 mil pessoas participaram de uma manifestação em Londres, neste sábado (28), inaugurando a "onda" de protestos contra o encontro do G20, que terá lugar na capital britânica na próxima quinta-feira. A seguir um relato breve do Bloco de Militantes de Trabalhadores.]

Calcula-se que 1000 pessoas marcharam em solidariedade com o Bloco de Militantes de Trabalhadores (Militant Workers Bloc), na manifestação chamada de Put People First (Coloquem as Pessoas em Primeiro Lugar), que incidiu numa presença grande de anarquistas de Londres e de toda Grã-Bretanha. O bloco foi chamado pela London Anarchists e apoiado por IWW, Anarchist Federation, No Borders London, Antifa England, Liberty & Solidarity e outros grupos anarquistas de Londres como Whitechapel Anarchist Group, Camden Anarchists, Walthamstow e Croydon Anarchists. Muitos outros grupos apoiaram o bloco com faixas e cartazes como a Solidarity Federation e o Goldsmiths University Anarchist - Autonomy & Solidarity.

O bloco acabou com uma concentração anarquista num parque, com um caixote para os oradores, para quem quisesse se expressar livremente.

No ano passado a capacidade organizativa e a estratégia em longo prazo dos anarquistas de Londres se desenvolveu bastante, e embora ainda continue sendo muito limitada, há várias novas frentes para seguirmos adiante - desde a abertura da nova livraria Freedom Bookshop, à formação de grupos anarquistas e libertários locais, uma reunião social mensal na forma de Red & Club Black, e ao consistente trabalho colaborativo de todos os anarquistas em Londres. O 28 de março e o Bloco de Militantes de Trabalhadores não surgiu do nada - foi uma reflexão de um ano de busca interna e repensar que demônios nós estamos fazendo.

Este processo continuará e o que quer que ocorra em 1 e 2 de abril em Londres será irrelevante. E se aproxima o que se pretende que seja a primeira de uma série anual de conferências do movimento (6 e 7 de junho em Queen Mary Universidade - www.conference09.org.uk) - existe a oportunidade real de chegar muito mais longe como nunca se viu antes em Londres, de uma presença de pessoas muito maiores.

E isto só será alcançado por meio da aspiração comum de muitos e diferentes anarquistas em dar um passo adiante com nossas políticas e, finalmente, se tornar em um movimento viável e visível de que possamos nos orgulhar. Ainda permanecem enormes problemas que necessitam ser trabalhado, mas espero que tenhamos inspirados às pessoas e que seja possível estabelecermos estruturas para futuras iniciativas.

Em Solidariedade...

Raw, um anarquista de Londres

Fotos: http://www.indymedia.org.uk/en/2009/03/425545.html

Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=2-_V5d5mWqI

Fonte Agencia de Noticias Anarquistas

Nenhum comentário: