Questionados sobre os problemas ambientais da manifestação, os motoristas disseram não se preocupar com a quantidade de combustível queimado, nem com a natureza ou com a saúde: "Estamos apenas devolvendo, de forma natural, gases que pertenciam à natureza sob outra forma".

"Temos nosso direito privado!"

A esta grande carreata somam-se fileiras e fileiras de carros e outros veí­culos motorizados protestando pelo direito privado de se locomover. A proposta deste ato particular é tornar diariamente inviável a locomoção de todas as pessoas - motorizadas ou não.

"Nós queremos mostrar à população que a mobilidade urbana deve ser um direito de poucos" - disse um manifestante. Outro motorista, que a princí­pio se recusou a abaixar o vidro, exclamou: 'Se eu não posso, ninguém pode!'.

Para ampliar a "mobilização", o movimento organizado faz diariamente intervenções midiáticas em diferentes jornais, revistas e canais de televisão, além de possuírem seus próprios dedicados meios de comunicação. Além disso, o governo e a prefeitura estão abertos as reivindicações e firmaram um acordo que garantirá aos manifestantes a estrutura para que as manifestações sejam cada vez maiores, garantindo as condições democráticas do direito a livre manifestação pela imobilidade urbana.

Uma importante liderança do movimento disse que a manifestação cotidiana é o único meio efetivo de afetar toda a população: "É somente através da imobilidade que alcançaremos novas soluções".

A investigação de nossa reportagem teve acesso a diversos de seus panfletos, onde pode verificar que tais soluções variam entre a venda de carros maiores e mais confortáveis ou menores e mais ágeis. Um perito em mobilidade urbana escreve que "para os manifestantes mais conscientes(sic), a solução mais correta seria a compra de carros blindados ou a utilização de helicópteros."

da reportagem local. Quarta-feira, 18 de Março de 2009

retirado daqui