quarta-feira, 11 de março de 2009

Pedalada pelada!

Sob o lema estampado no título desta postagem, ciclistas, nudistas e simpatizantes paulistanos saem às ruas no próximo sábado (14) para mais uma edição da Pedalada Pelada, o World Naked Bike Ride brasileiro.

O encontro está marcado para as 12h, na Praça do Ciclista. A “peladada” começa às 14h.

Assim como na primeira edição, a idéia é pedalar “tão nu quanto você ousar”. Ou seja, a nudez não é obrigatória.

O World Naked Bike Ride (WNBR) é uma “coincidência organizada” de ciclistas, que tem os primeiros registros na cidade de Zaragoza (Espanha), em 2001.

Desde então, se espalhou pelo mundo, juntando diferentes grupos e iniciativas ao redor do planeta.

Nas origens, a Pedalada Pelada espanhola questionava a dependência humana dos combustíveis fósseis. Em pouco tempo, outras motivações, causas e cidades se juntaram aos passeios de ciclonudistas que acontecem em datas diferentes nos hemisférios Norte e Sul.

Como todo movimento decentralizado que acontece em escala planetária, o World Naked Bike Ride estimula a reflexão sobre questões locais e globais.

Reivindicar melhores condições para o uso das bicicletas nas cidades, promover a visibilidade dos ciclistas, denunciar as guerras por petróleo, celebrar o corpo humano e a bicicleta, estimular reflexões sobre a cultura do automóvel ou alertar sobre os perigos do aquecimento global estão entre as razões que levam milhares de pessoas às ruas de suas cidades uma vez por ano.

O nakedwiki é um site internacional e colaborativo que traz uma série de textos, links e fotos sobre as Pedaladas Peladas em todo o mundo. Confira a página de São Paulo do nakedwiki e não deixe de ler seção de Perguntas Frequentes para mais informações.

No próximo sábado, não tenha vergonha de viver em uma cidade dominada pelos motores e vá até a Praça do Ciclista celebrar as duas máquinas mais perfeitas que já existiram.

retirado do site apocalipse motorizado

Nenhum comentário: