quinta-feira, 5 de março de 2009

Globalização de verdade

Essa coisa de globalização é mesmo engraçada. Enquanto alguns falam da tal internacionalização do "capital" e da falácia da auto-regulação do mercado, outros como Noan Chomsky preferem pensar na universalização das resistências e das coisas boas desse nosso planetinha. Eu fecho com Chomsky! Lá pelas Europis do mundo tem um rede de coletivos e indivíduos chamada No Border. A principal argumentação desse povo é bem simples: já que se fala e se pratica a livre circulação de dinheiro, necessário é que se faça a livre circulação de pessoas. Que tal? Para mim é no mínimo justo.
E agora com essa história de "abertura" dos países do leste europeu um monte de coisa boa tem aparecido melhor para nós do lado de cá. Particularmente a música dos Balcãs tem feito a cabeça de um monte de gente, inclusive a minha. Comecei a ter contato com isso numas festas que fui quando me perdi por lá a uns dois anos atrás. Isso, para nossa felicidade, vem se espalhando com uma certa velocidade por tudo que é lugar. É divertidíssimo, diferente, forte, elegante, para pessoas de todas as idades, é antigo, é novo, é punk, é cigano, é São João, é algo para todas as horas!
Então vamos ao que interessa! Primeiro vocês podem ver Boban Markovic Orkestar. A fanfarra cigana toca de um modo que sua música é uma boa porta de entrada para quem não é familiarizado com esse tipo de som. E querendo ouvir mais vocês podem encontrar a discografia completa dos caras no ótimo blog Eu Ovo. Tá lá totalmente grátis.

Depois recomendo o Emir Kusturica. Ele ficou conhecido por dirigir um filme incrível chamado Underground. Caso procurem por aí podem encontrar, o filme foi lançado no Brasil sem tradução do título, mas não me lembro por quem. A história é muito boa, com sacadas bem humoradas do período da Guerra Fria indo até essa abertura que comentei antes. Quanto a trilha sonora, sem palavras! Boban participa dela também. O homem é mil e uma utilidades. É diretor de cinema e teatro, a banda que o acompanha The No Smoking Orchestra é muito foda, é produtor musical de um monte de coisa ótima e tá sempre com o pé na estrada tocando e filmando. O vídeo aqui é de um show que eles fizeram em Buenos Aires em 2005.

E para fechar a maravilhosa sinfonia Balkanica Goran Bregovic Kalashnikov


Divirtam-se!

Nenhum comentário: