sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Goyaz

Como falei, isso de seguir caminhando pode render alguns bons encontros e uma interessante ampliação de nossos conceitos. Então, um pouco mais da ida a Goiás. No caso da Cidade de Goyaz (sim, antes se escrevia assim mesmo, com y e z...) caminhar por ruas antigas, com até 3 séculos de existência e preservadas em sua forma original, é se deixar tocar pela possibilidade de sentir o que parte de nossos antepassados viveram. A história da escravidão alí, por exemplo, foi particularmente tensa. Quando converso com pessoas que conhecem essas ruas, posso sentir ainda a força e a resistência dessa gente. Mas não pretendo, apesar de ser merecedor de um livro inteiro esse assunto, me ater muito nisso. Continuo tentando revelar um pouco mais dos encontros que tive por lá.

Eis então que encontro um lugar chamado Vila Esperança. Segundo sei, a Associação Espaço Cultural Vila Esperança, associação sem fins lucrativos, nascida em 19 de julho de 1994, desenvolve um trabalho educativo, cultural e artístico, direcionado principalmente a crianças, adolescentes, jovens e adultos da comunidade, no resgate e valorização das origens (africanas e indígenas) do povo brasileiro . O Espaço Cultural Vila Esperança se localiza na periferia da cidade de Goiás.

A questão indígena, africana e afro-descendente impõem-se sempre mais como uma questão histórica. Analisar sua trajetória histórica, seus encontros e confrontos culturais e sua organização social é tão importante quanto explicar a origem do Brasil, suas diversidades e a procura de sua identidade singularmente múltipla.

Trabalham-se durante o ano temas ligados às culturas afro-descendentes e indígenas (vivência afro-brasileira e indígena, pesquisa histórica, mitos, tradições, músicas e cantos, danças e código gestual, arte plástica e utilitária, etno botânica e ecologia).

O Espaço Cultural Vila Esperança vive e revive em Goiás a História e o Modo de Ser das Culturas Originais do Povo Brasileiro. É uma referência social, humana, artística e cultural para a comunidade e ao longo do ano oferece uma programação cultural de Eventos abertos à cidade, oficinas e cursos de formação para professores e estudantes de nível universitário em âmbito pedagógico, artístico e cultural, festas, estudos e atividades incluindo: Projeto “Vivências Culturais - Ojó Odé e Porancê Poranga”, Projeto “Ancestralidade” - Trabalho e pesquisa com os avós; Projeto “Afoxé Ayó Delê” - Saída de bloco afrobrasileiro; Projeto “Sacyzada” - tradições populares; entre outros. Vocês podem saber mais em http://www.vilaesperanca.org/
Depois continuo...
-----------------------------------------------------------------------

Na entrada da Vila não é bem uma pessoa que te recebe...
Caminhos...
Em um dos dias em que fui na Vila, estava acontecendo uma roda de capoeira angola com o grupo do espaço em homenagem ao Mestre Pastinha. Era 13 de novembro, dia da "passagem" do Mestre.Mais das ruas da cidade.
Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte.
A noite...
com ruas vazias...
mas com as casas cheias...

Nenhum comentário: