sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Wendo: autodefesa feminista

25 de Novembro é Dia Internacional da Não-Violência Contra a Mulher: um dia para lembrar, protestar e mobilizar contra a violência à mulher!

O Dia 25 de Novembro será marcado por mobilizações no mundo inteiro, por ser considerado o Dia Internacional da Não-violência contra a Mulher. Os movimentos feministas estão promovendo diversas atividades pelo país, não só nesse dia, mas ao longo de toda a semana!

Em São Paulo o grupo Wendo, engajado nesta luta, estará promovendo no domingo (25) o último treino* do calendário 2007. O treino está marcado para às 15 horas (pontualmente) , na União de Mulheres de São Paulo, Rua Coração da Europa, 1395 - Bela Vista/SP.

Confirme sua presença: wendo_sp@yahoo. com.br

Em 2008 continuaremos com as atividades. Divulgaremos o calendário em breve!

::OUTRAS AÇÕES::

* Batucada da Marcha Mundial das Mulheres contra a violência sexista: no domingo, 25/11, a partir das 12:00, ao lado do MASP.

* Campanha Retome a tecnologia: estará promovendo diversas ações virtuais e de rua (colagem, panfletagens, pixações, etc) em diversas partes do Brasil, maiores informações: http://retomeatecno logia.wordpress. com/
____________ _________ ________
*Os treinos são atividades mais curtas e regulares permitindo desenvolver as práticas já conhecidas e adquirir novas. Os treinos são direcionado as meninas e mulheres que já tenham feito pelo menos uma vez a oficina de iniciação básica. Horário: das 15 às 18 horas.

- Como os treinos serão freqüentes sugerimos as participantes uma contribuição voluntária de R$ 2,00 para a ajuda na manutenção do espaço (água, luz, limpeza, etc).

[recomendamos que usem roupas confortáveis e leves e bandana - do tipo atadura de algodão que você encontra em farmácia - para utilização nos exercícios].

As atividades são abertas apenas para meninas e mulheres!
____________ _________ ________
E o que é Wen-Do, afinal?

O Wen-Do é uma prática de auto-defesa que surgiu no Canadá entre as décadas de 60 e 70, por meio de mulheres de uma família que praticavam vários tipos de artes marciais. Ao ficarem sabendo que sua vizinha havia sido espancada e estuprada dentro de sua casa, vindo a morrer por conseqüência das agressões, elas decidiram organizar um programa que reunisse técnicas fáceis para que as mulheres pudessem usar de forma efetiva e sem necessidade de força ou condicionamento físico, contudo, o Wen-Do não é só um conjunto de técnicas para que as mulheres possam se defender de uma possível agressão, mas também um espaço para que as
mulheres possam entender as causas desse tipo de violência, partilhar suas experiências, fortalecer sua auto-estima e descobrir a força que existe dentro delas mesmas.
O Wen-Do é uma prática que se tornou referência para o movimento feminista do Canadá e da Europa e vem sendo amplamente difundida em outras partes do mundo. Na América Latina já existem grupos de referência na Argentina e no Brasil, promovendo oficinas e discussões sobre a questão da violência contra a mulher.

Grupo WenDo/SP (2007)
____________ _________ _______
O Coletivo WenDo-SP é um grupo autônomo, sem fins lucrativos e que não recebe subsídios financeiros de instituições públicas e/ou privadas para suas atividades. Todos os gastos são custeados pelo coletivo, com a venda de camisetas com o logo do grupo* e a contribuição voluntária das participantes.

3 comentários:

Natalia disse...

Eita dia de luta!
Dia 25 é também o dia mundial sem carne!

http://www.ivu.org/news/online/2007-03.html#International

Acabemos com os 'ismos' que nos ensinaram...

Beijo!

Alessandro de Oliveira Campos disse...

com certeza isso tb. Tem um monte de coisas ate la... beijos

Jú Pacheco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.