quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Política de boa vizinhança

São por coisas assim que devemos cuidar do nosso cotidiano. Preconceito. Aquilo que depende de mim esses fascistas não passarão mesmo! Enquanto ficarmos com essa postura bunda mole da política da boa convivência com a canalha, absurdos como esse não irão terminar. Na minha casa não entra e nem na mesa onde estiver irão sentar pessoas que tenham essas posturas. Porém a coisa pode ser bem mais tensa. Muitas vezes nos pegamos numa enorme encruzilhada ao ver pessoas que temos afetos com posturas por demais desprezíveis e sem sabermos o que fazer. Sempre fui um homem amante da diversidade, mas hoje entendo que isso não tem absolutamente nada a ver com ser condescendente. Alguns convites não aceito mais. Obrigado, mas não vou. Algumas pessoas que por mais "gente boa" que sejam não bebem mais uma cerveja comigo. Não tolero e não me calo mais ao ouvir merda sexista, homofóbica, racista e classista. Todos temos contradições, sei disso, mas algumas coisas não podem mais serem vistas como "brincadeiras". Conviver com isso dentro da familia é muito mais complicado e exige uma enorme paciência e atitudes bem especiais para mudar alguma coisa, mas ESCOLHER sair e conviver com amigos e colegas que exercitam essas cretinices é uma situação completamente diferente. Como falei, somos humanos repletos de conflitos e paradoxos, se nada fizermos pra diminuir isso só nos resta uma vida miserável e medíocre. Você não escolhe a família em que quer nascer, mas com as pessoas que namora e se diverte sem dúvida que sim. Já tive muitos comportamentos homofóbicos e sexistas na minha vida, principalmente as "inofensivas" piadinhas, mas hoje entendi que isso apenas me limitou de viver coisas boas e de ter bons encontros. E um monte dessa porcaria já estava aí quando eu cheguei nesse planeta, já estava na minha casa, na minha escola e no meu trabalho. Sinto muito, mas não há caminho facíl. Acontece que tive amigxs que me ajudaram com isso. Então se você quer ser um bom amigx precisa ajudar as pessoas de seu convívio a buscarem outros entendimentos desses conflitos. Não se cale diante de um preconceito! Fale! Denuncie! O silêncio é a pior coisa que você pode fazer para ajudar alguém que muitas vezes nada mais faz do que reproduzir algo estúpido. Caso a pessoa não entenda ou diga que você esta sendo só chata e se ofenda com sua postura, definitivamente você precisa rever suas amizades. Isso é mais que um desabafo, é para ser gasolina no fogo!


Votos dos nordestino e preconceito da elite
Por Altamiro Borges

A elite brasileira realmente é asquerosa. Ela esbanja preconceitos - de gênero, étnico e, principalmente, de classe. Uma camada que "se acha" pertencente à elite burguesa - a classe "mérdia", que come mortadela, mas arrota caviar - ainda esbanja burrice. Parece que nem sabe fazer conta de somar. É preguiçosa e tacanha.

A partir do histórico resultado das eleições de domingo, alguns fascistas recalcados passaram a usar a internet para atacar o "voto dos nordestinos". Através das redes sociais, em especial do twitter, os frustrados com a derrota do candidato da elite, o demotucano José Serra, eles destilam ódio de classe e pregam o separatismo.
"Mate um nordestino afogado"

Para os novos fascistinhas, a vitória de Dilma Rousseff foi "culpa dos nordestinos". O ataque é tão violento que resultou na criação da hashtag #nordestisto, que ganhou os Trending Topics do Twitter e ficou no topo da lista de assuntos mais comentados durante toda a manhã desta segunda-feira.

A expressão “nordestisto” parece ter origem na mensagem de um internauta paulista, que pregou a violência contra os nordestinos que migraram para São Paulo. Ele rosnou: “Nordestisto não é gente, faça um favor a SP, mate um nordestino afogado!“.
O covarde agora é "inexistente"

Diante do risco da abertura de um processo criminal por preconceito, a conta do covarde foi apagada e agora aparece como “inexistente” no Twitter. Perfis do mesmo usuário em outras redes sociais também foram bloqueados para acessos de pessoas que não fizessem parte de sua rede direta de "amigos".

Sua mensagem, porém, estimulou os piores instintos. Vários tweets com a hashtag #nordestisto reforçaram o ódio. Um deles esbravejou: "Só nordestinos fdp pra vota na Dilma! Nordestino num serve pra nada de util. Vem pra SP enche o saco e vota na merDilma". Outro rosnou: "Nodestisto. Porque nao criam um país próprio pra eles? Assim poderão eleger o bandido que quiserem".
Fascistas não sabem contar

A baixaria fascista gerou rápida resposta na internet. Muitos nordestinos reagiram indignados. "O Brasil nasceu aqui e tenho orgulho de ser nordestina", afirmou uma internauta. Outro lamentou: "Cada gota de ódio destilada na tag #nordestisto só faz aumentar o orgulho de ser o que sou. Tenho pena de vocês". A reação não se deu apenas no Nordeste. Paulistas civilizados também rechaçaram o ódio racista.

Rápida leitura no mapa da pleito prova que os fascistinhas, além de preconceituosos, são burrros. Dilma Rousseff não ganhou apenas por causa dos votos do Nordeste. Os nordestinos apenas aumentaram a vantagem que a futura presidente obteve no resto do País. Considerando o Norte, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, ela somou 1.873.507 votos a mais do que o tucano José Serra. Dilma venceria sem os votos do Nordeste.

Mesmo no Sudeste, que a elite racista pensa ser dona, a petista teve 1.630.614 de votos a mais do que o demotucano. Embora Serra tenha obtido 1.846.036 de votos a mais em São Paulo, ele perdeu no segundo e no terceiro maiores colégios eleitorais do país, Minas Gerais e Rio de Janeiro, respectivamente com saldo negativo de 1.797.831 e 1.710.186.

Nenhum comentário: