quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Seja um amigo do Saci!

A Associação Vida em Ação é uma entidade sem fins lucrativos, fundada por volta de 2004 em meio às discussões do FÓRUM PAULISTA DA LUTA ANTIMANICOMIAL. Objetivo inicial era criar condições que favorecessem um espaço de troca e desenvolvimento de experiências e atividades para além da rede de serviços substitutivos da saúde mental. Atividades que nos serviços não eram possíveis ou adequadas a se fazer, em destaque alternativas de geração de trabalho e renda para os usuários destes serviços.

Tendo como referencia algumas iniciativas que na ocasião estavam inativas ou mesmo extintas, a saber: a Livraria da ONG S.O.S. Saúde Mental, projeto Diversidade e projeto Luzcidade, dentre outras, seguimos nosso ideal com bastante criatividade e certas doses de improviso, organizando festas, coquetéis, feiras e outras atividades, que nos deram segurança e conhecimento para que em 2007 pudéssemos concentrar nossos esforços em um espaço físico, concreto, chamado CCPC (centro cultural popular da consolação) que reunia, além de nós, outros grupos e propostas variadas, de teatro a dança e por ai adiante. Surgiu daí um nome que concentrava nosso ímpeto festeiro, o Bar Saci.

Da Consolação, seguindo Tom Zé, fomos parar em Perdizes, na Casa do Saci, agora sede da Associação, onde juntamos toda nossa boa e velha loucura em fomento a três projetos: uma livraria, uma loja e o bar-café. A livraria hoje é chamada de Louca Sabedoria, a loja tem o nome de todos os produtos vindos dos serviços e com eles toda uma série de discussões e iniciativas que alimentam a REDE DE SAÚDE MENTAL E ECONOMIA SOLIDÁRIA, e o bar é o Bar Saci, que tem até cachaça com seu nome.

Para tanto e, no entanto, nosso ideal para além dos serviços e de se fazer dizer: somos auto-sustentáveis, ainda não é dado. Para toda essa estrutura, sua continuidade e ampliação, se faz necessário, um pedido de ajuda para concretização destes projetos. Diante disto, uma proposta: os Amigos do Saci!. Basicamente seria uma colaboração mensal por parte dos amigos que puderem apoiar estes projetos da Associação, até chegarmos num futuro próximo a esse fazer-dizer. A sugestão para essa contribuição mensal é no valor de R$ 20,00 (vinte reais). Cabe informar que além desta iniciativa, nossos projetos concorrem em editais de financiamento nacionais e internacionais para empreendimentos sociais.

Até mais importante que sua contribuição financeira para conosco, nos carece, e muito, novas idéias, sugestões, criticas, enfim, outras propostas, tanto para os projetos existentes, como para os que podem vir a ser.

http://barsaci.wordpress.com/

Nenhum comentário: