segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Professor é...

Isso de ser professor é mesmo muito interessante. Não apenas pelas boas interpretações e intervenções que os alunos podem fazer -e eles as fazem- mas também pelas pérolas que nos revelam. Li esses dias em um dos relatórios de estágios de meus alunos, depois de contextualizarem a instituição onde eles estavam indo fazer sua intervenção (um ambulatório infantil), escreveram:
"Achamos o lugar muito bonito, mas nos surpreendeu a total falta de autoritarismo dos profissionais com as crianças, elas faziam o que queriam!"
Ainda não pude perguntar para minhas alunas o que exatamente eles entendem por "falta de autoritarismo", mas cá estou eu imaginando o que minhas queridas estagiárias fariam no lugar dos técnicos desse ambulatório. Ou será apenas uma questão mal interpretada do uso da "autoridade"? Veremos.

2 comentários:

tatystabeli disse...

Olha só...achei seu blog e achei também uma menção sobre nosso estágio!
Bom, não vou entrar no mérito da questão do autoritsarismo, pois não sei qual foi a intenção da colega em fazer este comentário, porém aproveito para dizer que ser professor realmente deve ser mágico, em vários sentidos...
Talvez a experiência com a nossa turma não tenha sido a mais mágica que existe, porém deixo aqui os meus mais sinceros agradecimentos por este período conosco! Acredito que cada aula pode mexer um pouquinho com a cabeçinha de cada um de nós...e por mim eu digo, as vezes saia da sua aula me sentindo a ignorância em pessoa, mas isso de certa forma foi ótimo para que eu pudesse perceber o quanto ainda tenho que me empenhar se quiser ser uma boa profissional.
É isso, autoritarismos a parte, agradeço mais uma vez!
Tati - Psico. UNIP.

Alessandro de Oliveira Campos disse...

Oi Tati. Que boa surpresa voce por aqui...
Definitivamente voce tem razao quanto ao fascinio de ser professor. Tem a ver com uma condicao especial da existencia...rs eh mesmo um estado de espirito, nao apenas uma funcao. Sou suspeito pra falar ja que faco isso a tantos anos em tao diferentes contextos e nao me percebo em outro lugar. Nossa formacao nao tem fim. Temos que estudar, compartilhar, experimentar, errar, insistir por muito tempo e ir vendo o que acontece. O autoritarismo foi uma piada, como disse ha momentos geniais tamb[em. No final, tudo passa pelos encontros, entao devemos tentar buscar os bons que acontecem. apareca mais! Boa sorte!