quarta-feira, 1 de outubro de 2008

A Real Batalha em Seattle

O dia 19 de setembro marcou a pré-estréia do docudrama independente, há muito tempo esperado, A Batalha em Seattle, um filme escrito e dirigido por Stuart Townsend, e que tem no elenco Woody Harrelson, Charlize Theron, Ray Liotta, entre outro/as. O filme retrata os protestos épicos contra a Organização Mundial do Comércio em Seattle, no ano de 1999. A história ficcionalizada acompanha um eclético grupo de ambientalistas, anarquistas e curiosos numa das manifestações anti-globalização mais célebres dos últimos anos, que terminou num caos generalizado.

É sempre uma coisa estranha ver o evento que você tão bem conhece ser transformado em filme; a adaptação de amados livros para a tela grande sempre tem sido um encontro problemático entre formas diferentes de narrativas, mas quando a adaptação tem uma vida-real, e não uma literária, é difícil saber o que fazer disso tudo.

Nos últimos meses, um grupo de ativistas ligados às questões de justiça social, incluindo David Solnit, autor de um dos próximos livros da AK Press, A Batalha da História da Batalha de Seattle e um dos organizadores chave das manifestações que pararam a cidade de Seattle e fizeram os encontros da OMC fecharem há aproximadamente nove anos atrás, esteve trabalhando para assegurar que a real história sobre o que aconteceu nas ruas de Seattle em novembro de 1999 não fosse perdida na multidão, ou seja dragada pelas grandes indústrias cinematográficas em luzes brilhantes e produtoras-de-mitos.

Escute o David, juntamente com o diretor do filme Stuart Townsend, discutindo o filme e as respostas do/as ativistas no Democracy Now!: www.democracynow.org/2008/9/18/battle_in_seattle_with_a_list

O Coletivo A História das Pessoas Seattle OMC tem publicado um chamado ao/às ativistas para visitarem o sítio de internet História das Pessoas de Seattle (http://www.realbattleinseattle.org/) e a compartilhar suas histórias de Seattle, suas opiniões, e comentários sobre o filme, e suas idéias e pensamentos sobre o legado dos protestos contra a OMC em Seattle e sobre para onde ir de agora em diante.

Abaixo uma parte do chamado para a ação divulgado recentemente pelo David e outro/as membro/as do Coletivo A História das Pessoas Seattle OMC quando da pré-estréia do filme:
Irá a real “Batalha em Seattle” ficar em pé?
Batalha em Seattle, o novo filme-ficção sobre as ações diretas massivas contra a Organização Mundial do Comércio em Seattle no ano de 1999, está sendo exibido pelos cinemas dos Estados Unidos. Algun/mas ativistas anti-capitalistas e de justiça global irão intervir no dia de abertura do filme para incitar as pessoas que vão aos cinemas para compreender a história real e também fazer alguma história por si própria.

Pelos últimos dois anos, desde antes de A Batalha de Seattle ser filmada, nós temos confrontado com a maneira em que nós e os movimentos nos quais fazemos parte se relacionariam com o filme. Algun/mas de nós têm também participado e lutado juntamente com o diretor do filme, Stuart Townsend, para melhorar o filme, com um bocadinho de sucesso. Fora dessas discussões nós temos criado o projeto História das Pessoas Seattle OMC (http://www.realbattleinseattle.org/), que é um sítio de internet com participativas histórias das pessoas, ao estilo do mídia independente, para narrativas, fotos, vídeos e reflexões de nossos próprios movimentos da resistência em Seattle contra a OMC.

Você pode nos ajudar a distribuir os cartões postais da “Real Batalha em Seattle” para as pessoas que freqüentam os cinemas, na sexta, 19 de setembro, em São Francisco, São Rafael, Seattle, Minneapolis e Washington DC?
Você pode encontrar arquivos para imprimir e distribuir no sítio da internet do História das Pessoas: www.realbattleinseattle.org/node/31

Ou você pode distribuir estes cartões postais para membro/as de sua comunidade, ou para freqüentadore/as de cinema de exibição noturna em Sacramento, Pittsburgh, Detroit, Los Angeles, Boston, Chicago, Columbus (OH), Irvine, Santa Bárbara, Filadélfia, Plano (TX), São Diego, São José, Denver, Charlotte, Cleveland, Portland (OR), Nashville, Austin, Dallas, Houston, São Antonio, Madison, Milwaukee e Olympia?
Este projeto de sítio da internet, o RealBattleInSeattle.org, é um esforço para popularizar a “Batalha de Seattle” em nossas próprias vozes, vindas de nossos movimentos. Este potencial pode ser realizado somente se amigo/as dos movimentos populares se intensificarem, participarem, colocarem seu/uas narrativas e reflexões e divulgarem amplamente mundo afora! Almejamos criar uma cultura de memória e uma história das pessoas dentro dos movimentos atuais para seriamente documentá-los, popularizá-los e lutar por nossas histórias e nossas vitórias.

Somos um pequeno coletivo de justiça global, anti-capitalista, de organizadore/as e ativistas de mídia independente e comunitária – maioria do/as quais estavam envolvido/as na organização para fechar a OMC e muito/as do/as quais moram ou moravam em Seattle.
Por favor, dê uma mão: circule este e-mail, e confira e participe no RealBattleInSeattle.org.

Educar! Participar! Liberar!

Contate o Coletivo História das Pessoas Seattle OMC em: wtopeopleshistory@gmail.com

Sítio oficial do filme: http://www.battleinseattlemovie.com/

Tradução Marcelo Yokoi
agência de notícias anarquistas-ana

Um comentário:

Mão do Macaco disse...

Deviam fazer alguma coisa assim por aqui. Aquele livro da Conrad é bacana, mas teve tanta coisa mais do S26 e A20 pra ser contada...