terça-feira, 5 de agosto de 2008

Para saber e ver Tokyo

As vezes algumas pessoas me perguntam sobre o Japao, particularmente sobre Tokyo. Tento contar uma coisa aqui e outra la, mas claro que sempre esta distante do que realmente eh. Assim, pensando nesses amigos e em uma eventual curiosidade sobre Tokyo por parte de outros, faco uma sugestao de tres filmes relativamente conhecidos e encontraveis no Brasil, que na minha opiniao retratam bastante do que se encontra por aqui.


Para comecar o filme de Sofia Coppola Encontros e Desencontros - Lost in Translation, 2003. O resumo da opera eh mais ou menos o seguinte- Depois de fazer grande sucesso durante a década de 70, o astro de cinema Bob Harris encontra-se em declínio e, assim, aceita protagonizar um comercial de uísque que será rodado no Japão. Impressionado com a quantidade de luzes e anúncios em Tóquio, o ator procura se ambientar à cidade, mas as diferenças culturais tornam sua estadia bem mais complicada - e, para piorar, Harris não consegue se adaptar ao fuso horário, passando as noites em claro. É então que ele conhece Charlotte, cujo marido, John, está em Tóquio para fazer algumas fotografias e que passa os dias sozinha no hotel. Juntos, eles decidem passear pela cidade e começam a conversar sobre suas inseguranças e frustrações. Primeiro que o filme tem uma fotografia impecavel sobre a cidade. As ruas realmente sao como mostradas na tela. Depois, o enredo do filme eh exato sobre a presenca de muitos estrangeiros aqui. Falar ingles ajuda, mas sem entender japones, ou alguem que conheca o lugar pra te mostrar, voce esta anos luz de saber o que eh essa cidade. Fique atento ao nome original do filme, algo como Perdido na traducao, que tem muito mais haver com o contexto e a vida aqui para quem precisa entender as entrelinhas da cidade do que o titulo em portugues.
O segundo eh Tokyo em decadencia, de Ryu Murakami, 1991. Aqui acompanhamos uma prostituta que topa qualquer parada. Relacoes de poder, submissao, angustia, solidao e sexo com Tokyo de cenario. O filme eh bom, mas um tanto duro. Eu nao conheci nenhuma prostituta que ´topa tudo´ por aqui, mas conversando com amigos japoneses eles confirmam a historia. Ate porque como eh de conhecimento geral , os japoneses adoram uma putaria com muitas bizarrices. O mercado de pornografia e sexo geraram no ultimo ano nada mais nada menos que 20 bilhoes de dolares! Em Tokyo ha um bairro com quase 5 mil sex shops e inferninhos. O estranho nisso tudo eh a incrivel taxa de natalidade ser tao baixa e por isso estar causando bastante preocupacao nos dirigentes niponicos. Mas isso nao interessa agora. Por outro lado, dizem que a vida sexual dos japoneses eh devagar, quase parando. A media de vezes que fazem sexo eh de 45 por ano! Uma das piores do mundo. Penso que de tanto apenas assistirem e falarem sobre, eles se esquecem de fazer, mas vai entender... Assista o filme, mas nem pense que todo mundo anda praticando o que a mocinha precisa se submeter por la. Logo mais volto a falar sobre sexo no Japao, um assunto bem interessante.
Por fim, bem diferente dos anteriores e com uma certa tranquilidade, mas ao mesmo tempo triste e comovente eh o filme de Hikazo Koreeda Ninguém Pode Saber , 2004 . A historia eh baseada em um caso real ocorrido no fim dos anos 80. A trama, onde quatro irmãos abandonados sobreviveram sozinhos por meses sem ninguém se dar conta, é centrada não nas peripécias dos garotos para tentar sobreviver - apesar do assunto ser constantemente abordado -, mas sim em sua calada busca por identidade. Quatro irmãos, todos de pais diferentes, se vêem gradativamente perdidos na selva urbana sem a esperada ajuda materna, confinados num apartamento a margem da sociedade, sem poderem contar com a ajuda dos outros. O filme comeca com uma mãe e seu filho adolescente que se mudam para um apartamento nos subúrbios de Tóquio, carregando com cuidado a bagagem da mudança para cima. Ao entrarem no apartamento, a surpresa: em duas das malas, estavam os irmãos pequenos, que se divertiam pela aventura de entrarem escondidos. Mais tarde no dia, Akira, o primogênito, vai à estação buscar sua outra irmã, que tem de entrar no apartamento escondida, e a prole estará completa. O filme impressionou os proprios japoneses pela fidelidade da trama. O pequeno ator ganhou a palma de ouro em Cannes! Na minha opiniao, o Japao tem esse sentimento estranho, de atencao e cuidado com o coletivo, mas igualmente negligente e frio com aqueles que estao mais proximos.
Espero que com esses filmes voces tenham uma ideia do que seja Tokyo, pelo menos sua arquitetura, cores, sons e alguns de seus habitantes. Sempre adorei o cinema exatamente por essa capacidade - a de nos transportar para outros lugares sem nos conduzir fisicamente ate eles.

Um comentário:

Jú Pacheco disse...

O 'Encontros e Desencontros' é o filme preferido da minha mãe, eu até dei de presente pra ela neste Natal, mas eu sempre questiono se aquela visão que passa dos japoneses meio 'bobos' com a sua diversão-videokê não é meio pejorativa e se, de fato, fala da realidd do modo de subjetivação deles. Estariam eles se produzindo mesmo desta forma, tão tapada?

O pornô nipônico eu não vi, mas nota 1000 pro 'Ninguem pode saber'. É lindo! Além de ser umn filme com crianças (que costumam, qdo bem feitos serem lindos!) traz toda uma poética sobre o jogo amparo-desamparo que sempre me pega no que há de mais entranhado em mim!