quinta-feira, 12 de junho de 2008

Um importante encontro

Não é segredo algum minha admiração e respeito aos Zapatistas de Chiapas, México. Uma das lutas mais originais e pertinentes que surgiram nos últimos vinte anos. Uma maneira de fazer política no mínimo inspiradora, que nos últimos anos prova ser possível a organização horizontal, direta e transformadora. Para se ter uma idéia, a Assembléia Popular dos Povos de Oaxaca foi influênciada por essa luta, assim como muitos outros grupos e movimentos.
No próximo domingo haverá em São Paulo um encontro com mulheres que vivenciaram o surgimento desses marcos de resistência e que hoje lutam em outros espaços da sociedade mexicana. Mas antes de falar sobre esse encontro, recomendo para quem tiver mais interessa que dê uma lida na Sexta Declaração da Selva Lacondona e que olhem um pouco do que é A Outra Campanha. A Declaração é um documento escrito à centenas de mãos que ainda norteiam muitas das ações zapatistas. A Outra Campanha é uma referência para ações quando o diálogo se mostra impossível com governos ruins. Mesmo que você não vá encontrar as mexicanas, vale a pena conferir esses importantes registros da luta anticapitalista e de esperança.

e aí vai o convite:

Bate Papo sobre Criminalização de Movimentos com Mulheres da COMO e APPO do México

15/06 - domingo as 14h no espaço Carmelitas, 140 - Sé - Centro - SP.

Ajude a divulgar e participe desta atividade gratuita para compartilhar das experiências dessas mulheres que estavam presentes na repressão em Atenco em 2006. Será um debate aberto ao público e a movimentos sociais, aqueles que puderem tragam comes e bebes.

abaixo o convite por elas:

A Coordenadoria das Mulheres Oaxaquenhas 1o de Agosto (COMO), uma parte da Assembléia dos Povos de Oaxaca (APPO), saúda cordialmente os povos irmãos da América Latina e do mundo que também estão sofrendo criminalização por se defenderem da injustiça e os convida a conhecer a luta pacífica que vive o povo de Oaxaca na próxima visita que faremos a essa formosa terra irmã tendo como motivo o Fórum sobre Criminalização dos Movimentos Sociais.

A COMO é um esforço plural, onde se somam mulheres de diferentes idades, profissões e ocupações que hoje estão lançando sua voz ao ver a situação de repressão e perseguição que padece nosso povo por ter reivindicado seus direitos elementares.

Quando uma mulher avança, não há homem que retroceda!

Nenhum comentário: