domingo, 1 de junho de 2008

A caminhada dos Ainus

Serão 370 km percorridos em 27 dias por Hokkaido, norte do Japão. O povo originário dessa parte do planeta, os Ainus, e outros povos dos quatro cantos do mundo iniciam mais uma longa caminhada. Não apenas como um ato político, mas uma maneira de resgatar seu passado, respeitar suas tradições, transformar a vida e por um futuro melhor. O primeiro passo é dado hoje, dia 1.

Esta é a sua mensagem:


Essa caminhada nasceu para o encontro dos 6 povos, cada um de uma etínia diferente e de nacionalidades variadas.
Mais de um século atrás em junho de 1876, a população inteira de Karafuto Ainu (Sakhalin Ainu) foi forçadamente removida de sua terra natal em Cape Soya para Tsuishikari (Norte de Sapporo).
O que foi transferido da terra Ainu Mosir, pelos diferentes povos, culturas e nações que têm ocupado essa terra? Assim nós investigamos e não podemos encontrar um simples resposta para essa questão...
Em junho de 2008 nós caminharemos passo a passo, refletindo profundamente sobre nosso passado coletivo.
Nós tomaremos nossa descendência e o que somos agora como nossa guia, e se imaginarmos o intervalo de um século, e as inevitáveis conexões entre nós e a diversidade de criaturas vivendo aqui em Ainu Mosir, nós podemos dar um passo na direção de um futuro coletivo.
Completo esse projeto, nós caminharemos e pediremos. Nós pediremos que possamos cruzar uma cultura honrada com valores de toda uma vida de gerações seculares até agora.
Pirka Kewtum Apkas - “Caminhar com a beleza do coração” na língua Ainu.
Nós caminharemos atravessando a terra juntos com este simples refrão em nossos corações.
A Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos do Povos Indigenas foi aprovada em 2007 e essa reunião do G8 será a primeira desde então.
Em toda caminhada nós enviaremos nossos pedidos e mensagens para o encontro dos Povos Indígenas Ainu Mosir 2008, e enviaremos mensagens de paz e orações para a cura da geração de hoje e as gerações de amanhã.

Caminhando pela Terra, cuidando da Terra, agradecendo a Terra que nos sustenta.


Para ver imagens e ler outros manifestos de Pirka Kewtum Apkas http://web.mac.com/pirka.kewtum.apkas

Para o encontro dos povos Indígenas Ainu Mosir
http://www.ainumosir2008.com/en/

Para saber mais sobre o povo indígena Ainu
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ainos

Nenhum comentário: