terça-feira, 18 de março de 2008

Saude Mental e Direitos Humanos

Até o dia 31 de março, os interessados podem enviar trabalhos para o II Fórum Internacional de Saúde Mental e Direitos Humanos, que será realizado de 22 a 25 de maio de 2008, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental (LAPS/ENSP/Fiocruz), coordenado pelo pesquisador Paulo Amarante, assumiu o trabalho de base da estrutura organizacional do evento e a expectativa é de que este fórum seja um marco político muito importante de articulação dos movimentos entre si e, a partir daí, possam se falar mais, discutir e desenvolver ações conjuntas para conseguir um salto de qualidade na luta em defesa dos direitos humanos e na construção da cidadania brasileira. Segundo Paulo Amarante, o I Fórum Internacional nasceu a partir dos Congressos Internacionais de Saúde Mental e Direitos Humanos, organizados pela Universidade Popular Madres da Praça de Maio. Tais congressos foram muito importantes para uma reflexão sobre as relações entre saúde mental e direitos humanos, que passam por várias interfaces: violência institucional em manicômios e na maior parte da rede sanitária, violência no dia-a-dia do trabalho, da vida em comunidade ou pela impossibilidade de compartilhar os mesmos espaços com as pessoas que não são consideradas como tendo algum problema psíquico, discriminações, constrangimentos de várias naturezas, rejeições, ou seja, uma séria de atos políticos e sociais que ferem a dignidade humana e limitam a cidadania, a vida e a autonomia das pessoas.

No entanto, os organizadores perceberam que os encontros estavam assumindo um caráter muito científico, com predominância de técnicos e profiss! ionais refletindo sobre suas experiências, e com pouca express! ão para os atores sociais que atuam na luta pelos direitos humanos. A partir disso, surgiu a idéia do Fórum, inspirado e articulado com os Fóruns Sociais Mundiais, onde a estratégia é a reunião dos movimentos sociais existentes nestas áreas dos direitos humanos, da saúde mental, com a agregação da saúde coletiva, uma vez que a violação dos direitos humanos está presente em todo o campo da saúde pública. O Brasil foi eleito para sediar o II Fórum por ser o país que mais vem exercitando práticas concretas e importantes de participação, representação e controle social no campo das políticas públicas, muito particularmente no das políticas de saúde. Uma das experiências vencedoras brasileira é o Movimento Nacional da Luta Antimanicomial, que já recebeu o título de Doutor Honoris causa coletivo da Universidade Popular das Mães da Praça de Maio, e que, agora, no início de abril, na ABI, receberá a Medalha Chico Mendes de Resistência, oferecida pelo Grupo Tortura Nunca Mais, ! um dos mais importantes e amplos movimentos sociais existentes na América Latina.

A organização, pela parte brasileira, está a cargo do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial e do Movimento Nacional de Direitos Humanos, e, no âmbito internacional, está a cargo da Associação das Mães da Praça de Maio. Na ocasião, serão discutidas questões relacionadas ao trabalho, ao gênero, ao amor, à sexualidade, à tortura, à raça, às populações marginalizadas, aos manicômios comuns e judiciários, à violência policial e do estado como um todo, entre outras.

Durante o evento, revela o coordenador do Laps/ENSP, será apresentado o vídeo Loucos pela Diversidade, produzido a partir da oficina do mesmo nome, realizada em agosto de 2007 na ENSP e aberta pelo ministro da Cultura, Gilberto Gil. A programação cultural inclui apresentações dos coletivos carnavalescos Tá pirando, pi! rado, pirou!, Loucura suburbana, dos grupos musicais Harmonia ! Enlouque ce, Sistema Nervoso Alterado e Camisa de Força, do Coral Cênico Cidadãos Cantantes, dos grupos teatrais Pirei na Cenna e Os Nômades, além de exposições e mostras de vídeos.

Os trabalhos devem ser enviados para o email http://br.f343.mail.yahoo.com/ym/Compose?To=%20smdh@fiocruz.br até 31 de março de 2008. Mais informações sobre as áreas temáticas e as formas de participação no fórum nos links abaixo. ;
http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/noticia/index.php?id=9121

Nenhum comentário: