domingo, 30 de março de 2008

Estações

A primavera chegou ao hemisfério norte. Acreditem: faz uma diferença enorme! Explico. Acho que depois de passar por esse inverno (com temperaturas de até -20ºC!) posso entender um pouco melhor a "personalidade" e o temperamento das pessoas de culturas que não podem escapar do frio.
Com o início da primavera uma espécie de abertura também acontece no comportamento das pessoas. Tudo começa a ganhar mais movimento, sons, cores. Agora um bocado de gente consegue parar na rua para uma conversa um pouco mais demorada, e acredite, no meio da neve com o vento cortando sua cara, quase não há humor nem para dizer um bom dia.
Numa conversa entre amigos falando sobre o inverno, aprendi algo bastante curioso. Meu amigo Ethan dizia gostar do inverno pela possibilidade de silêncio. Concordo que seja uma quietude rara e fascinante. Dependendo de onde você está, além da visão linda com tudo coberto de branco, não há um ruído que seja. Sem pessoas, animais, insetos, nada de nada! Um dia pensei que ouvia grilos e me dei conta perfeitamente do que Ethan falava, afinal de contas como poderiam haver grilos no meio de tanta neve? Impossivel! Eles cantavam apenas na minha imaginação e em minha mente tão acostumada a toda sorte de barulho.
Entretanto, depois de um certo tempo você não quer mais isso. Cansa um pouco? Talvez. Ainda assim quando o sol começa a aparecer por mais tempo e com mais força, sentimos um certo ânimo e empolgação contagiando tudo aquilo que fazemos e pensamos. Não tem jeito. Precisa sair e ver o mundo de outro lugar e agora é a hora. Então, feliz primavera!
foto pequena by Tomita
foto grande by Carlos Watanabe

Nenhum comentário: