domingo, 2 de setembro de 2007

O cha das 5

Depois de uns dias desaparecido, voltei! Acontece que tudo ficou um pouco tumultuado desde minha partida do Japao. E tambem ja vou avisando que os proximos escritos estaram sem acentuacao porque aqui onde estou nao da pra fazer isso sem um grande trabalho. Entao prefiro tentar escrever e ir contando o que anda acontecendo e voces vao adivinhando o que vai aonde...
Resolvi tomar o cha das 5 com a rainha inglesa. Essa distinta senhora ficou muito emocionada com minha saga pelas terras do oriente e resolveu me acolher em seu peito enquanto vou pensando no que ira acontecer nos proximos meses. Existindo aqui no Reino Unido fieis suditos dessa nobreza, estou me juntando temporariamente a pessoas muito interessantes que residem na cidade de Londres. Estou aqui faz uma semana e um dia.
Primeiro conto de meus anfitrioes. Monika e Prema.
Criaturas que adoro e que conheco a muitos anos, desde remotos shows de punk rock na capital paulista. Ela uma polonesa interessada em medicina chinesa, antropologia e candomble. Ele um vegan junk food barbudo hare krishna judeu. Gente de bem e da mais alta linhagem. Resumindo: estou bem acompanhado e assistido.
Como podem ver o tour pela cidade velha ja comecou. Contei certa vez como era andar pelas ruas japonesas e encontrar templos com mais de 600 anos. Saibam que ver os muros de onde Londres nasceu tambem eh uma sensacao muito interessante. Uma cidade que desde 1200 vem ganhando contornos inusitados sempre ira causar algum tipo de fascinio.
Gente do mundo inteiro anda por ai. Dizem que algo em torno de 30% das pessoas que vivem aqui nasceram em outro lugar. Aqui se fala muito bengali, turco, chines, arabe, espanhol... E um pouco de portugues. Nossos velhos amigos lusitanos andam muito por essas terras, e claro que tambem, brasileiros. Principalmente os brasileiros viados. Sim, os gays. Na verdade talvez Londres seja a cidade mais gay do mundo! Por toda a parte o povo se "pega" e parece estar tudo certo. Principalmente pelos lados de Soho... Eles adoram Londres e sempre voce escuta alguem falando alguma coisa em seu idioma nativo. Mas esse papo fica para depois.
Ando aprendendo bastante tambem sobre judeus ortodoxos. Acontece que o Prema como falei, anda trampando de rabino. Isso mesmo. E ele trabalha em uma escola para pessoas com problemas de aprendizagem e precisa as vezes fazer uma especie de acompanhamento terapeutico com um pessoal de la. No meu primeiro dia pelas ruas londrinas, saimos ele, Yoran e eu. Andamos pelo centro da cidade e visitamos o museu. Foi muito legal!
Outra coisa que tambem nao posso deixar de comentar eh sobre a comida. Definitivamente o segundo paraiso vegetariano (o primeiro sem duvida eh Nova York). Depois do sufoco que foi comer no Japao, Deus resolveu me recompensar. Tem muita coisa boa pela cidade. Eu sou vizinho de um cafe vegan fenomenal! Tem ate milk shake com chantilly! Um cafe ativista que logo mais pretendo ir fazer umas coisas la tambem. Da uma olhada nele: www.pogocafe.co.uk
Com certeza escrevo mais sobre esse lugar depois. E tambem sobre o ativismo no Reino unido. Como falei, a rainha possui fieis suditos que sempre estao pelo seu palacio com muita vontade de participar de suas atividades. Quando isso nao eh possivel eles mandam lembrancas bem tipicas, principalmente atraves dos cavaleiros do Black Block ingles.
Entao vamos tentando aproveitar o fim do verao da melhor manieira possivel. Os parques estao sempre cheios e muitas pessoas aproveitam para pegar uma corzinha. Adorei o verao em Londres! Como voces podem ver as pessoas jogam muito cricket...
Continundo a semana, vamos explorando mais algumas ruas, conhecendo lugares, pessoas, sabores e cores. Alguma coisa me diz que serao bons tempos para serem contados depois...

2 comentários:

Jú Pacheco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Malraux disse...

cara, naõ estou entendendo nada?

o que, devo dizer antes de tudo, é bom!!

tu está em Londres, United Kingdon, é issovoltou para terras do sol poente?

Abraço.