sábado, 8 de setembro de 2007

Para um mundo sem fronteiras.

Um convite para o Acampamento Sem Fronteiras - Gatwick, 2007

De 19 a 24 de setembro de 2007 nos estaremos reunidos no Aeroporto de Gatwick para o primeira Acampamento Sem Fronteiras realizado no Reino Unido. Esse acampamento sera uma oportunidade para trabalhar coletivamente a fim de impedir a construcao de um novo centro de detencao para imgrantes, e para junatar ideas e forcas na construcao da luta contra o sistema de controle de migracao.

Aeroporto de Gatwick - Posto de Fronteira

Gatwick e uma fronteira no coracao da Inglaterra. Daqui, todos os dias ha pessoas que sao deportadas por meio de forca fisica. E um lugar onde pessoas sao detidas por tempo indeterminado sem julgamento, onde pessoas sao forcadas a se esconder e entrar num submundo, onde pessoas sao tratadas como criminosas por cometerem o 'crime' de cruzar a fronteira.

O governo britanico anunciou recentemente sua intencao de construir um segundo centro de detencao para imigrantes junto ao aeroporto de Gatwick, ao lado do primeiro (Tinsley House). Essa sera apenas a mais nova em uma serie de terriveis prisoes mundo afora, onde aqueles que saem de seus paises em busca de uma vida melhor sao aprisionados.

A nao ser que nos evitemos que ela seja construida.

Ao redor de Gatwick ha varios outros postos de fronteira: o centro de registro de migrantes em Croydon, as companhias aereas que alugam avioes para o governo deportar pessoas, e o centro de entrevistas para concessao de documentos em Crawley. Alguns kilometros ao sul, os postos de fronteira de Dover e Folkestone, onde o medo de serem apanhadas pela policia de fronteira faz com que pessoas arrisquem a vida tentando entrar no pais debaixo de caminhoes ou em containers sem ar.

Ao mesmo tempo que as fronteiras sao fortificadas, o governo aperta o controle interno: bases de dados internacionais, cameras de videos em toda parte, carteiras de identidade bimetrica (com registro de DNA), monitoramento eletronico de pessoas buscando asilo. Recentemente, o governo britanico anunciou a introducao do Sistema Sirene, que dara acesso ao SIS (Sistema de Informacao Schengen), uma base de dados da Uniao Europeia para refugiados e imigrantes.

Um Laboratorio de Taticas

Como a vida cotidiana, da necessidade de trabalhar ate o sistema de seguridade social, reforca essas fronteiras? Como podemos lutar contra a aceitacao dessas fronteiras e dos mecanismos de controle que as mantem? Como podemos exigir liberdade de movimento como um direito fundamental? Como afirmamos nossa liberdade de decidir onde viver, de acordo com nossas necessidades e desejos? Como podemos escapar esses mecanismos de controle e formar um movimento forte o suficiente para lutar contra as divisoes que sao impostas entre as pessoas?

Precisamos trocar informacoes com aqueles que conseguiram burlar essas fronteiras, que escapam do controle, que sobrevivem sem dinheiro e sem trabalho, que lutam contra o sistema de detencao, que questionam identidades, que aprenderam a organizar-se sem divisoes e sem hierarquias.

Uma Campanha Contra as Fronteiras

Esse acampamento segue a historia dos Acampamentos Sem Fronteiras que tem acontecido em todo o mundo desde a decada de 90, como os que acontecerao este ano na Ucrania em agosto na fronteira entre Mexico e Estados Unidos em novembro. Sera um espaco para trocar informacoes, gerar conhecimento e experiencia. Um espaco para planejar acoes contra o sistema de fronteiras que nos separa.

Sabemos que a luta 'contra as fronteiras' vai muito alem da luta por 'fronteiras abertas'. Sem fronteiras os paises deixam de existir, sem paises as economias nacionais viram historia. Em um mundo sem fronteiras, ninguem pedira mais os seus documentos.

Esse acampamento sera tambem um laboratorio de auto-organizacao pratica e politica. O acampamento sera aquilo que os participantes fizerem dele. Conhecemos as fronteiras que nos separam uns dos outros, sejam elas de sexo, classe, raca, nacionalidade etc. Os acampamentos sem fronteiras sao experimentos de como romper com essas identidades artificias e divisoras.

No Borders

No Borders e uma rede de grupos que lutam por liberdade de movimento para tod@s e pelo fim dos controles de migracao. Queremos construir um movimento de base contra os mecanismos de controle que nos dividem entre cidadaos e nao-cidadaos.

Exigimos o fim do regime de controle de fronteiras para tod@s, inclusive nos mesmos, para que possamos viver de outra forma, sem medos, racismos, nacionalismos.

Nos movemos, nos encontramos. Falamos, lutamos.

Venha acampar com a gente.

http://noborders.org.uk/

Nenhum comentário: