domingo, 29 de julho de 2007

O HANABI

Talvez uma boa tradução para hanabi seja flor em fogo ou flor de fogo. Hana=flor e bi=fogo. Um festival que acontece por todo Japão durante o verão. Dá para imaginar uma hora e meia de queima de fogos de artifícios? Pois é esse o tempo em média que dura cada festa! Quando a queima tem inicio ela praticamente não para.





As pessoas vão chegando cedo, antes do anoitecer, muitas mulheres vestidas com yukata (um kimono de verão), algumas levam suas cadeirinhas, outros vão espalhando seus acolchoados pelo chão de terra, se acomodando pacientemente para ver esse lindo espetáculo.
























Acontecem centenas deles por aí e ontem aconteceu o de Ogaki, cidade onde moro. Fui de bicicleta até onde seria a festa e esperei pelo inicio do que seria meu primeiro hanabi. Não tinha certeza de como era, afinal mais de uma hora de fogos de artifício me parecia um certo exagero. Ainda bem que estava enganado. Foi realmente bonito, tranquilo, cheio de movimento e cores. Sem falar na lua linda que fez (puts! isso tá ficando meio hippie, né?) Durante todo verão e início de outono existem muitos tipos de festivais pelo Japão, incluindo carnaval. Eu vou contando se for em mais algum. As fotos tentam mostrar um pouco como foi, mas ao vivo é sempre melhor, não?
Depois na hora de ir embora, minha bicicleta parecia não pesar! Cada pedalada parecia ainda sentir uma flor de fogo nascer. Espero conseguir ver outros antes do inverno chegar.



sabishisa ya hanabi no ato no hoshi no tobu

Solidão.

Após a queima de fogos,

Uma estrela cadente.

Shiki

Um comentário:

Jú Pacheco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.