quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Os garotos de Baraka

Desde 2001 uma produtora de documentarios vem ganhando espaco no cenario norte-americano mostrando a vida de alguns grupos nos Estados Unidos. A Loki Films - http://lokifilms.com/ - eh um projeto feito a quatro maos por Heidi Ewing e Rachel Grady. Interessadas em acompanhar experiencias nao muito comuns ao mainstrain estadunidense, essas duas mulheres vem fazendo um trabalho incrivel.
Nesse fim de semana assisti umas de suas producoes mais recentes. O documentario "The boys of Baraka" - veja o trailer - http://movies.nytimes.com/movie/323330/The-Boys-of-Baraka/trailers - foi concluido em 2006 e acompanhou a vida de alguns garotos com idade entre 11 e 13 anos que vivem na cidade de Baltimore, Maryland, pertinho de Washingtown D.C. Por quase dois anos as diretoras acompanharam uma experiencia educacional unica feita entre duas escolas nada proximas: uma nos Estados Unidos onde os garotos estudam e que sofre todo tipo de problema imaginado entre os afro-americanos pobres, como gangues, drogas, roubos, etc. Para terem uma ideia mais clara, 76% dos afro-descendentes de Baltimore nao terminam o ensino medio. A outra fica a 10.000 milhas ao sul, uma escola no Kenya, Africa, repleta de zebras e girafas. Vinte estudantes considerados em situacao de risco sao selecionados para passar 2 anos na Baraka School, no Kenya. A equipe se divide e nesse tempo acompanha os garotos em sua nova realidade e suas respectivas familias que ficaram em Baltimore. Frustracao, tristeza, angustia e agressividade aparecem constantemente como quase a unica linguagem possivel a ser expressada pelos garotos. O documentario tambem mostra a atuacao dos professores e como fazem para mediar os conflitos. Depois vamos vendo mais que dor. Com o tempo precisam confiar uns nos outros, trabalhar juntos e conviver em uma terra estranha para todos. Enfim, vale cada minuto. Em tempos de desilusao e dor, um bocado de esperanca e luta para uma vida melhor.
Veja alguns depoimentos e outras cenas - http://www.pbs.org/pov/pov2006/boysofbaraka/update.html
e para comprar o melhor lugar que encontrei foi na amazon -
http://www.amazon.com/Boys-Baraka-Montrey-Moore/dp/B000F48D78
As diretoras tambem realizaram outro filme que ficou bem conhecido chamado "Jesus Camp" mostrando um acampamento de verao de evangelicos nos Estados Unidos. Mostra como criancas tem aprendido e expressado sua feh com relacao ao chamado "novo cristianismo".
Pelo que sei elas estao em fase final de um outro otimo documentario - adivinhem so! - sobre carros. "One less car" fala principalmente das pessoas que optaram por nao andar de carro na cidade de Nova York. Uma ideia pra la de incrivel que os meus amados paulistanos poderiam comecar a pensar melhor, ate porque ja passou da hora, mas isso fica para outro "post".

Nenhum comentário: